Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

ULS NE quer abrir 5 vagas por ano para médicos de família

A Unidade Local de Saúde de Nordeste quer abrir 5 vagas por ano para médicos de família, de forma a garantir o rejuvenescimento do corpo médico no prazo de 10 anos. Atualmente a ULS Nordeste tem 88 médicos ao serviço em todo o distrito, 80 dos quais estão prestes a atingir a idade de reforma.

A diretora clínica dos cuidados de saúde primários da ULS Nordeste, Sílvia Costa, salienta que actualmente não há falta de médicos no distrito mas se a situação não for revertida, isso pode acontecer no prazo de 5 anos.

A idade média dos médicos da ULS Nordeste situa-se nos 55 a 60 anos. Atualmente 30 jovens médicos estão em regime de internato nesta instituição,

Prevendo-se que alguns possam vir a exercer a profissão nesta Unidade.

É o caso de Raquel Meireles tem 33 anos, é de Arcos de Valdevez e está no último ano do internato. Gostava de ficar a trabalhar em Bragança mas admite que é necessário criar mais medidas de incentivo para fixar os jovens médicos ao interior do país.


Já Ana Catarina Pires é natural de Bragança. Está no segundo ano do internato em medicina geral e familiar. A jovem de 26 anos garante que vale a pena trabalhar no distrito, pela qualidade de vida que a região oferece.

Para assinalar o Dia Mundial do Médico de Família, que se comemorou ontem, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar promoveu acções de divulgação do papel do médico de família em cerca de 60 vilas e cidades por todo o país, incluindo Bragança e Mirandela.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário