Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ecocentro de Alfândega da Fé requalificado

O ecocentro de Alfândega da Fé é o primeiro do distrito a ter um sistema de compactação manual de resíduos recicláveis.
O sistema está a ser testado pela FOCSA, a empresa que gere o ecocentro, e permitirá reduzir custos, ao diminuir a frequência no transporte de material, como explica Paulo Praça, director-geral da Resíduos do Nordeste. “Ainda são projectos experimentais, que foram desenvolvidos pela FOCSA. São equipamentos que permitem compactar manualmente alguns tipos de resíduos rentabilizando o seu transporte ao destino final, sendo também uma forma de melhor gestão e também manter o espaço mais arrumado”, explica o responsável. 
A infraestrutura foi remodelada nos últimos seis meses, tendo a intervenção implicado um investimento de 20 mil euros, custeada pela Resíduos do Nordeste. Uma requalificação necessária por se tratar do primeiro ecocentro a nível distrital tendo sido inaugurado em 1997. 
De acordo com Berta Nunes, a requalificação “teve como finalidade melhorar as condições de trabalho. Foi o primeiro ecocentro do distrito e quando foi construído não ficou com as condições ideias”, referiu a autarca. 
Para além destes resíduos, as obras permitirão ainda que o ecocentro de Alfândega da Fé tenha capacidade de receber outros resíduos, como óleos alimentares usados, pilhas, baterias, acumuladores ou óleos minerais. 
No último ano, o centro recebeu mais 100 toneladas de resíduos em termos de recolha selectiva. 
O concelho tem uma taxa de separação de lixo de 6 por cento próximo da média nacional que é de 7 por cento. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário