Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Governo vai criar seguro específico para o castanheiro

O Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, anunciou a criação de seguros específicos para a produção o castanheiro.
O intuito é fazer face a quebras de produção provocadas por doenças ou intempéries. Segundo o governante este é um mecanismo que vem responder a um pedido feito pelas associações de produtores: “O ministério está a trabalhar num sistema de seguros para o castanheiro que não existe hoje, que vai cobrir reduções de produção no caso de problemas seja meteorológico seja de doença seja de praga. Espero ter a apólice pronta antes do Verão”, anunciou o governante. 
Diogo Albuquerque adiantou ainda que até Junho as candidaturas a medidas da Nova Política Agrícola Comum praticamente igualaram as realizadas no ano passado. 
O secretário de estado regista ainda que este é o primeiro ano, em muito tempo, em que não se registou uma diminuição de agricultores. “Terminámos o prazo de candidatura das medidas da nova política agrícola comum, a 30 de maio sem multa e elas estão a decorrer até 23 de Junho com multa, já praticamente com o mesmo nível de agricultores que o ano passado, estamos a 53 agricultores dessa meta. 
Com uma adesão massiva em certo tipo de apoios como a produção integrada, em que passámos de à volta de 800 mil hectares para quase 2 milhões de hectares, ou a ajuda à conversão para agricultura biológica que teve um aumento de 300 por cento”, salienta Diogo Albuquerque. 
Para o secretário de Estado a adesão a este quadro comunitário por parte dos agricultores prende-se com as designações e exigências mais simples das medidas. 
Declarações do Secretário de Estado na passagem por Vinhais, sexta-feira, onde participou nas jornadas conjuntas do PSD e CDS sobre indústria e emprego, com o debate centrado no sector agrícola. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário