Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Remédio para o cancro do castanheiro não chega para as encomendas

O produto de combate ao cancro do castanheiro, desenvolvido na Escola Superior Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança está a apresentar alguma demora em chegar aos agricultores e poderá não chegar para as encomendas.
Em causa está o processo necessário antes de aplicar o remédio, que consiste em identificar o tipo de estirpe característica de uma determinada zona, para poder aplicá-lo da forma mais adequada. 
Além disso, os produtores não têm acesso livre ao produto, devendo procurar as associações de apoio aos agricultores para que estes possam disponibilizar o produto, caso os castanheiros se encontrem numa área onde esse estudo já foi feito.Os investigadores da Escola Agrária estão a desenvolver este trabalho gradualmente, sendo que o trabalho já está concluído na freguesia de Parada e está na fase final em Espinhosela, ambas no concelho de Bragança. 
O presidente da Junta de Freguesia de Espinhosela, Telmo Afonso, teme, no entanto, que o produto não chegue para as encomendas. só na freguesia de Espinhosela, há produtores com mais de 300 castanheiros infectados com cancro e apenas 200 litros de produto prontos a serem utilizados no concelho de Bragança e Vinhais”. Além do cancro, também a doença da tinta e a vespa da galha do castanheiro podem por em risco a principal fonte de rendimento dos habitantes de Espinhosela. 
A vespa do castanheiro é a praga que mais preocupa Telmo Afonso. Quanto à aplicação do remédio desenvolvido pelo IPB para o combate ao cancro do castanheiro, a investigadora da Escola Superior Agrária, Eugénia Gouveia, pede paciência aos agricultores, para que se possa desenvolver o trabalho de identificação das estirpes antes de aplicar o produto e assim garantir a sua eficácia. “Antes de se poder aplicar o produto, tem que se conhecer qual é o tipo de fungo que está presente nos locais. A aplicar sem fazer isso, resultará, com certeza, numa falha do método e, é necessária alguma paciência, para que não se estrague tudo”, frisa a investigadora. 
A investigadora garante, no entanto, que para já, não há falta de produto e há até zonas em que já pode ser aplicado e não há interessados, como é o caso de Parada. 
Este é o tema de uma reportagem que pode ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário