Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Teleconsulta para evitar deslocações de doentes em Bragança

Os doentes do distrito de Bragança vão ter consultas de especialidades sem deslocações com um projeto-piloto preparado para avançar até ao final do ano, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
Em causa não estão especialidades inexistentes na região, mas aquelas de que a ULS do Nordeste dispõe apenas nos hospitais, como explicou à Lusa o diretor clínico Domingos Fernandes.

Os doentes renais deverão ser os primeiros a usufruir do novo modelo, que vai ser experimentado na área da Nefrologia, especialidade apenas disponível no hospital de Bragança, a partir de onde os especialistas passarão a consultar à distância utentes de Mirandela.

Os dois centros de saúde de Mirandela, a segunda cidade mais populosa da região, foram os escolhidos para o projeto-piloto, cujo arranque está dependente da conclusão da plataforma que está a ser desenvolvido para o efeito e que o diretor clínico espera possa estar operacional durante o segundo semestre de 2015.

Domingos Fernandes adiantou ainda que a intenção é "rapidamente expandir" a teleconsulta para toda a área de influência da ULS do Nordeste e a outras especialidades médicas.

"Até ao final do ano estaremos a trabalhar", afirmou.

O propósito é também "tentar aproximar, pelo mesmo mecanismo, os vários serviços de urgência da região à urgência mais diferenciada", concretamente Bragança, a única médico-cirúrgica do Nordeste Transmontano.

Este projeto de teleconsulta é, como explicou, uma vertente da telemedicina que já colmata algumas lacunas em especialidades em carência na região, como o telerrastreio dermatológico.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário