Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Estabelecimento Prisional não traz mais valias a Izeda

A vila de Izeda não beneficia directamente da localização do Estabelecimento Prisional, que para o ano completa 20 anos de funcionamento. A constatação é do autarca local, Luís Filipe Fernandes.
Ontem, durante a comemorações dos 25 anos de elevação a vila, o presidente da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, sublinhou que existe uma fraca interligação entre os recursos humanos e a central de compras da instituição e a vila. “Aquilo que Izeda pensou, que o Estabelecimento Prisional iria trazer mais valias para aqui, não está a acontecer. Estão completamente isolados. As compras são feitas através da central de compras do estado, não compram nada em Izeda. 
A maioria das pessoas que ali trabalham mora em Bragança, cumpre o seu horário de trabalho e vai embora”, constata Luís Filipe Fernandes. 
Segundo o autarca, o Estabelecimento Prisional de Izeda dá emprego a mais de 400 pessoas. Durante o discurso das comemorações Luis Filipe Fernandes foi mais longe ao afirmar que Izeda corre o risco de vir a ter mais pessoas dentro do Estabelecimento Prisional do que fora. 
O autarca aproveitou a presença do presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, para reivindicar pedidos antigos mas que ainda não tiveram eco junto do executivo. A construção de um pavilhão desportivo e piscinas públicas e a requalificação da Estrada Municipal 540 que liga Izeda às restantes localidades da freguesia, foram alguns do pedidos. No entanto, o presidente do Município, Hernâni Dias mostrou-se relutante a estes investimentos, frisando que “o novo quadro comunitário privilegia o investimento na inovação das empresas e inovação, em detrimento de uma política de construção de novas infraestruturas”. 
Hernâni Dias frisa que é necessário garantir a fixação de empresas no concelho, de forma a evitar que mais jovens abandonem a sua terra natal em busca de oportunidades de emprego. Uma preocupação partilhada pelo autarca local. As comemorações dos 25 anos de elevação de Izeda a vila ficaram ainda marcadas pela inauguração do Parque Bio Saudável, um parque de lazer, equipado com máquinas de ginástica. Criado a pensar, sobretudo, na população mais idosa, o parque representa um investimento de cerca de 27 mil euros, comparticipados pelo Município de Bragança. 
A população de Izeda tem cerca de 1000 habitantes, que mais do que duplica com o regresso da população para as férias. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário