segunda-feira, 13 de julho de 2015

Festival da Terra Transmontana dá vida à zona histórica de Mogadouro

Terminou este domingo mais um festival da Terra Transmontana em Mogadouro. A animação ao longo de três dias levou cerca de 10 mil pessoas à zona histórica da vila.
Este ano o mote da iniciativa foi uma homenagem ao Capitão Cruz, antigo autarca de Mogadouro, que foi responsável pelo desenvolvimento do concelho a partir dos anos 30. Recriações históricas, um desfile etnográfico, jogos tradicionais, animação musical, e outros espectáculos promoveram a cultura e ritualidades da região. 
Para o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Francisco Guimarães, esta é uma iniciativa que traz retorno económico à localidade. “Desde a moagem que temos, ao fabrico do pão, ao merceeiro ou as tasquinhas toda essa gente acabou por economicamente ter o seu retorno financeiro com este festival”, destaca. 
O autarca salienta que o resultado do evento organizado pela câmara municipal “foi extremamente positivo. Acho que foi uma aposta ganha, mas o balanço ultrapassou as 10 mil pessoa que nos visitaram nestes dias de grande festa”. Aquele que pretende ser um cartaz de promoção de Mogadouro realizou-se pelo segundo ano consecutivo. A gastronomia esteve também em destaque com algumas casas e pátios particulares a acolherem tascas tradicionais. 
Francisco Santos foi um dos que decidiu durante os três dias do festival abrir um estabelecimento típico na zona do Castelo e refere que “as pessoas aderem e acham muita piada”. 
No próximo ano o tema será outro mas o património cultural será o mote dominante da iniciativa que coloca a zona despovoada do castelo no centro da vila por alguns dias. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário