Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Gastronomia Alfandeguense em Ceuta. Inovação e tradição no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas

O chef António Mauritti foi um dos participantes da edição deste ano do Festival Sete Sóis Sete Luas em Ceuta, Norte de África. Mauriti, que escolheu Alfândega da Fé para morar e desenvolver a sua atividade, levou Alfândega, os seus produtos e gastronomia além-fronteiras.

A avaliar pela reação a participação foi um êxito e os promotores do Festival já falam em repetir a experiência noutras cidades onde este se realiza. António Mauritti esteve em Ceuta entre 9 e 11 de julho dando a conhecer a cultura gastronómica de Alfândega da Fé, aliando inovação e tradição. Da iniciativa faziam parte workshops com produtos da região que posteriormente foram servidos ao público presente no Festival. 

A demonstração incluiu também a apresentação do nitrogelado, feito com a ajuda de um extintor, que deliciou todos os presentes. Este laboratório gastronómico contou também com a participação dos estudantes da Escola de gastronomia local e com a colaboração da Chef Maria Martinez Vidal, de Ceuta. 

Uma manifestação do verdadeiro espírito da rede cultural que promove o Sete Sóis Sete Luas. Uma rede que visa promover o diálogo intercultural, valorizando e divulgando as especificidades dos países e localidades que a integram, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento cultural e social. 

Recorde-se que Alfândega da Fé integra esta rede desde 2010, altura em que se realizou pela primeira vez o Festival na vila transmontana. Desde aí que a localidade tem sido palco de iniciativas do Sete Sóis. Um Festival que acontece em 30 cidades de 11 Países diversos e que propõe sempre novos encontros, diálogos entre povos geograficamente distantes que estabelecem e fortificam laços com base neste intercâmbio cultural. 

NI CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário