Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Granizo estraga casas e vindima antes do tempo

Árvores tombadas, casas danificadas e prejuízos agrícolas. Foi um rasto de destruição deixado na aldeia do Lombo, Macedo de Cavaleiros, pela trovoada da madrugada de sexta-feira, acompanhada de granizo.

Além das janelas das casas, o olival e a vinha foram outras das vítimas da intempérie, de que não parece haver memória de nada semelhante, conta Armindo Cepeda, presidente da Junta de Freguesia.

Nos olivais, prevêem-se quebras de mais de 50% e na vinha de 100%, além das percas nas culturas da época. Previsões que só serão confirmadas após a visita de técnico da Direção Regional de Agricultura de Pescas do Norte.

Mas esta não foi a única aldeia do concelho a ser afetada. Também Peredo se viu a braços com a força da natureza. Nesta aldeia houve telhados arrancados, e que voaram mais de 200 metros, segundo o relato do presidente da Junta de Freguesia, José Ramalho.

Na agricultura, também a vinha e o olival foram os mais atingidos. José Ramalho diz agora que vão solicitar também a presença de técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte para tentar solicitar ajuda para os agricultores.

Os estragos que ficaram depois da queda de granizo e da forte trovoada que se abateu sobre a região entra a meia-noite e a uma da manhã de sexta-feira.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário