A vila de Sendim voltou a ser o ponto de encontro dos apreciadores de música folk, no Festival Intercéltico, que continua a celebrar a cultura celta.
A 16.ª edição, que terminou ontem na vila do concelho de Miranda do Douro, teve várias actividades, para além dos concertos, desde apresentações de livros a oficinas de danças mirandesas, ou palestras sobre música tradicional.
Assíduos do intercéltico viajam de longe para um festival que consideram “único”. E a vinda ao festival depois de muitos quilómetros percorridos, é pretexto para conhecer a região. Mário Correia, do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, que organiza o festival, entende que o evento se consolidou ao longo dos anos, e salienta que mesmo sem patrocínios significativos, o intercéltico é sustentável, referindo que “o somatório dos orçamentos das últimas 15 edições revela que 92 por cento é pago pela bilheteira”. “É um pequeno grande festival ou um grande pequeno festival”, Bandas de música folk, de várias regiões de Espanha e Portugal compuseram o cartaz deste ano.
Em destaque esteve a Brigada Vítor Jara, que atraiu muito público para ver um concerto especial de 40 anos, em que o reportório de músicas do nordeste transmontano marcou o alinhamento.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário