Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Agrupamento de Escolas de Macedo recebe créditos horários do Ministério, mas acusa falta de corpo não-docente

O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros recebeu mais créditos horários para o ano letivo que começa a 21 desde mês.
Estes são incentivos atribuídos desde 2012 pelo Ministério da Educação e Ciência “como instrumento de apoio e incentivo, integrado num conjunto de medidas dedicadas a incrementar a qualidade do ensino, designadamente no que se refere à definição de orientações estratégicas adequadas, a uma boa gestão pedagógica e a uma correta utilização dos recursos”, lê-se no comunicado do Governo. Este ano, um terço das escolas e agrupamento, ou seja, 274 instituições, vão receber estes créditos.

Na prática, para a escola de Macedo de Cavaleiros, o “prémio” traduz-se em mais 10 horas com que vão poder reforçar a carga curricular semanal nas disciplinas onde os alunos apresentam mais dificuldades. Este ano, a distinção veio depois de ser feita a aferição entre os resultados internos e os externos, ou seja, significa isto que a avaliação feita pelos professores condiz com as notas alcançadas nas provas de avaliação nacionais. Estas horas “extra” vão permitir à escola oferecer aos alunos mais horários de apoio escolar, diz Paulo Dias, diretor do Agrupamento.

Não é a primeira vez que o Agrupamento recebe uma distinção do género. No ano passado, veio por boa gestão de recursos. Há outros pontos passíveis de serem premiados, como a evolução dos resultados escolares, o sucesso escolar dos alunos e a redução de abandono escolar, ou do risco. Alguns itens que em Macedo de Cavaleiros seriam difíceis de aplicar, e Paulo Dias explica porquê.

No distrito de Bragança, também as escolas de Mirandela e de Freixo de Espada à Cinta vão ser contempladas.

Mas, à porta de mais um ano escolar, há questões a preocupar o diretor do Agrupamento. Neste momento, afirma Paulo Dias, faziam falta, pelo menos, mais 10 pessoas no corpo não-docente. Um problema que já vem de alguns anos, apesar de se ter conseguido remediar até aqui.

Paulo Dias acredita que a via para a resolução do problema, a ser atendido, será a contratação de pessoal através de programas ocupacionais do IEFP.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário