Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Alegria e muito convívio no Encontro de Gerações

O domingo começou com o céu nublado, trazendo alguma chuva que teimava em não aparecer desde há meses a fio. No Santuário de Santo Ambrósio, onde a eucaristia estava marcada para se realizar ao ar livre, acabou por se celebrar na capela.

As cinco centenas de participantes inscritas no Encontro de Gerações estiveram presentes, mas o tempo fresco, como neste verão ainda não se havia sentido, acabou por afastar alguns, ainda antes do almoço. O melhor ainda estava para vir. Com o piquenique convívio, o São Pedro deu tréguas, o sol venceu as nuvens e animação começou. Cantorias, dança e muitas conversas, num momento marcado por reencontros. Momento bem explicado pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Alfredo Castanheira Pinto, que descreveu este como “um dia em que as pessoas se encontram, se recordam os velhos tempos, se recordam amizades, em que as pessoas têm a possibilidade de se reverem.”

A alegria e os sorrisos nos rostos de todos, é a satisfação maior para a organização. O Presidente da Câmara Municipal, Duarte Moreno, dizia-nos que “aqui estão idosos e jovens, e agora que o São Pedro decidiu juntar-se à festa, o ambiente é agradável, de convívio entre todos. Alguns destes idosos, fruto da idade e da saúde mais debilitada, têm neste dia a alegria maior, ao reverem amigos e caras familiares. É ver os sorrisos destes homens e destas mulheres, para percebermos a felicidade que sentem. Só isto, já é encorajador para todos nós.”

No Encontro de Gerações marcaram presença os utentes das IPSS do concelho e muitas outras pessoas das freguesias, juntando-se uma festa para recordar. Carolina Augusta que lamentava-se “por o tempo estar assim”, mostrava grande coragem, dizendo que “se voltar a chover, vamos dançar para dentro da igreja, depois, se parar, voltamos para a rua.” O par dela, no bailarico improvisado e alimentado por dois acordeonistas, e outros tocadores de castanholas, guitarra, viola, pandeireta e bombo, era Isilda dos Prazeres que se afirmava “muito alegre, isto está muito bem, só é pena as minhas pernas já não darem para muito mais, mas o convívio é bom e a alegria é precisa, porque a idade já pesa”, dizia. Ali ao lado, estavam a Maria João Fernandes e a Érica Carvalho, vindas de Cernadela, duas jovens com menos de 10 anos, que, embora tímidas a conversar connosco, lá nos confessaram que ali estavam com os avós e tal como eles, também elas estavam “a brincar e dançar”. 

O Encontro de Gerações é uma iniciativa da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, com a colaboração das Juntas de Freguesia, IPSS e Rádio Onda Livre, que convidou diversos artistas do concelho para atuarem na tarde de muito convívio no Santo Ambrósio. 

NI CM Macedo de Cavaleiros (Nélio Pimentel)

Sem comentários:

Enviar um comentário