Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

“Caminhos do Ferro e da Prata”

No dia 10 de Outubro, pelas 21h00, o comissário da exposição “Caminhos do Ferro e da Prata” José Pessoa, fará no CITICA de Carrazeda de Ansiães, uma apresentação desta exposição seguida de uma visita guiada.
Sobre a exposição patente no CITICA de Carrazeda de Ansiães pode-se dizer que “Caminhos do Ferro e da Prata” é, antes de mais, uma exposição que reflete a inegável importância histórica da construção da via-férrea do Douro e Minho, mas também um tributo a todos os trabalhadores desta obra que, embora considerada épica, terminou sem vítimas.
Reunidas num álbum originalmente concebido para a apresentação pública da obra, as imagens foram-se conservando na família Mascarenhas Gaivão, passando de geração em geração, herdado do bisavô, Francisco Perfeito de Magalhães Meneses Vilas-Boas, engenheiro dos caminhos-de-ferro à data das imagens, 1887.
De elevada qualidade técnica e artística, as 65 imagens de finais do séc. XIX em exposição são, na sua grande maioria, em fototipia, assinadas por Emilio Biel, Antiga Casa Fritz. As fotografias terão sido produzidas no inverno de 1887, ano de conclusão da Linha do Douro, altura em que terá tido lugar uma viagem, onde o fotógrafo solicitaria a paragem da locomotiva, sempre que pretendesse registar uma imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário