Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mosaicos de 70 mil euros embelezam batistério da Catedral de Bragança

A catedral de Bragança tem um novo conjunto de painéis de azulejos. A criação artística é da responsabilidade da pintora Ilda David e do escultor Manuel Rosa. Os materiais e execução da obra representam um investimento de cerca de 70 mil euros, que ficou a cargo dos Municípios de Bragança e de Mirandela.
“Num diálogo que estamos a realizar com os artistas, como o Mestre José Rodrigues, Cláudio Pastro e do Pe. Marko Rupnik, prosseguimos com estes artistas, que aceitaram a criação dos mosaicos para o batistério, com o apoio para os custos necessários à obra como os materiais e execução da parte dos municípios de Bragança e Mirandela”, esclarece.
O bispo da Diocese Bragança - Miranda, D. José Cordeiro, explica que a catedral tem vindo a ser preenchida com várias obras de arte que surgem através da colaboração com pintores e escultores e com o apoio dos municípios do distrito. A obra de arte tem o nome de “Epifania da Graça” e é composta por pedaços de pedra que vieram de países como o Brasil, Índia, China, Bélgica ou Espanha e também mármores e calcários portugueses. Dividem-se em três grandes painéis. “O painel central do batismo de jesus com o castanheiro, que é emblemático na nossa região, o painel do anjo da vida com a árvore da amendoeira e o painel dos discípulos de Emaús com a oliveira, num diálogo e inter-relação dos mistérios da vida de cristo, que são a origem da graça da vida dos cristãos”, descreve D. José Cordeiro.
Na inauguração dos painéis foi também apresentado o Livro “Eu e a Catedral”, da autoria de Baldomiro Soares. Trata-se da biografia de Carolino Outor, um emigrante nos Estados Unidos, natural de Alfândega da Fé. 
Carolino Outor foi um dos principais mecenas da catedral, contribuindo para que a obra fosse retomada depois de 15 anos parada por falta de apoios financeiros, e tendo oferecido ainda o carrilhão de 16 sinos do templo. Um contributo também para esclarecer um pouco do percurso da catedral, que, confessa D. José Cordeiro, foi uma longa história. A última tentativa de construção da catedral começou em 1981 e terminou 20 anos depois. 
Após concluída, têm sido vários os artistas que contribuem para enriquecer o interior do templo. Depois dos painéis de azulejos de Ilda David, a próxima doação será da pintora transmontana Graça Morais que irá pintar os vitrais da catedral. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário