Local: Vilas Boas, VILA FLOR, BRAGANÇA
Informante: Maria de Lurdes Dionísio Ala (F), 61 anos
Conta-se que Nossa Senhora apareceu no Alto de São Cristóvão a um menino que andava com o gado. Queria que lhe construíssem uma capela. Então mandou-lhe pegar num ferro bacelar, dizendo:
— Atira com este ferro e onde ele for cair, que me construam uma capela!
O menino atirou com o ferro e ele veio cair aqui ao cabeço. Claro que só podia ser por milagre, pois o ferro é bem pesado e o menino mal podia com ele. Ora o povo, como soube daquele milagre, construiu então uma capelinha, mas muito pobrezinha. Até lá iam meter os gados.
Passados tempos, Nossa Senhora voltou a aparecer, mas agora a uma menina chamada Maria Trigo, pedindo que lhe construíssem uma capela a sério, e então fez um novo milagre. Mandou que a menina fosse, diante de todo o povo, com uma vela acesa numa noite de muito vento a correr a aldeia inteira. Todas as ruas. A menina assim fez e a vela não se apagou. O povo, desde então, tudo fez para que fosse construída uma capela em condições, que substituiu a anterior.
Fonte:PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro (Narrações Orais)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário