A Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, em colaboração com o Município, juntas de freguesia de Sambade, Pombal/Vales e Gebelim/Soeima e em articulação com o IPB (Instituto Politécnico de Bragança) está a desenvolver um trabalho de levantamento e sinalização das áreas do concelho mais afetadas pelo cancro do castanheiro.
Para tal realiza, nas principais freguesias produtoras de castanha, sessões com produtores. As ações decorrem em Vales, Sambade, Gebelim e Soeima. O objetivo é definir, com os intervenientes de cada freguesia, uma área onde existam castanheiros infetados, de modo a que possam ser identificados os fungos e as estirpes que afetam mais a Zona de Alfândega da Fé.
Este é o primeiro passo de um projeto mais amplo que conduzirá à classificação da Cooperativa Agrícola como uma OCT (Organização de Tratamento do Castanheiro), para o tratamento biológico da doença do Cancro do Castanheiro.
Uma forma de contribuir para a proteção de uma cultura que tem vindo a ganhar cada vez mais importância económica para o concelho. Sendo assim, nesta primeira fase é necessário identificar as áreas para posteriormente proceder à recolha e análise. Um trabalho de investigação que vai ser conduzido pelo IPB.
Com este trabalho pretende-se que o IPB produza o medicamento (DICTIS) mais apropriado para combater o fungo que ataca os Soutos do concelho de Alfândega da Fé. Uma cooperação entre instituições que visa apoiar agricultores e proteger uma cultura que se assume como uma importante fonte de rendimento para muitas pessoas do concelho e consequentemente é geradora de riqueza e dinamismo económico.
NI CM Alfândega da Fé
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário