Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Dois restaurantes do concelho de Bragança referenciados no livro "Mesa Nacional"

Dois restaurantes do concelho de Bragança são os únicos de Trás-os-Montes a integrarem o livro “Mesa Nacional”, da autoria do jornalista Paulo Salvador e que pretende ser um roteiro de restaurantes únicos e inesperados de Portugal.
O jornalista da estação de televisão TVI percorreu o país de lés a lés para encontrar restaurantes que considera únicos e pouco conhecidos, a propósito de um conjunto de reportagens que preparou para emitir nos noticiários de Domingo à noite e que acabaram por culminar num livro. 
Paulo Salvador conta que um dos requisitos essenciais era a localização em meio rural e a confecção de pratos tradicionais. Características que encontrou no restaurante D. Roberto, em Gimonde, e no restaurante Lombada, em Babe. “A intenção era ir a um sítio de Bragança que tivesse um prato local muito tradicional, completamente desconhecido no resto do país. 
As pessoas não fazem ideia do que é casulas e butelo, o prato escolhido no restaurante D. Roberto. 
No Caso do restaurante Lombada, escolhemos um prato tão tradicional como o galo no pote, feito na lareira. Esta forma de fazer coisas tradicionais, em Bragança, faz todo o sentido. 
O objectivo é divulgar onde se podem comer pratos específicos, que não se encontram em todo o lado”, contou o autor do trabalho, à Brigantia.
O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, mostrou-se satisfeito com a inclusão destes dois restaurantes nas reportagens e no livro do jornalista. 
O autarca considera que esta é uma forma positiva de divulgar a gastronomia do concelho. “É um enorme salto que é dado ao nível da divulgação, primeiro passando num canal televisivo e, depois, através de um livro. 

O ideal seria que houvesse muitos mais restaurantes do concelho a serem divulgados, sendo que há muitos restaurantes de qualidade”, acrescentou o autarca. 
O Livro “Mesa Nacional” foi apresentado em Bragança pela chef transmontana Justa Nobre, no passado sábado. 
O jornalista Paulo Salvador pretende dar continuidade a este trabalho não excluindo a hipótese de vir a incluir mais restaurantes do concelho de Bragança e de Trás-os-Montes em futuras reportagens e publicações. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário