Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Museu Martim Gonçalves vai ser referência nas visitas à Batalha

O Museu Martim Gonçalves de Macedo vai passar a ser uma das referências das visitas de estudo ao Mosteiro da Batalha. Quem o disse foi Joaquim Ruivo, diretor do Mosteiro da Batalha que esteve na quarta-feira em Macedo de Cavaleiros em visita ao museu do herói macedense na Batalha de Aljubarrota.

Referiu-se ao espaço como fundamental sob o ponto de vista pedagógico e didático, um local onde a história é perfeitamente entendida e ainda uma motivação para várias gerações.

Duarte Moreno, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, foi o anfitrião da visita.

“O senhor Diretor Joaquim Ruivo esteve aqui a convite nosso para visitar o Museu Martim Gonçalves de Macedo e para verificar o que temos relativamente àquilo que é histórico e a ver com a batalha de Aljubarrota.

Ele gostou imenso daquilo que viu e transmitiu-me que, nas visitas escolares que acontecerem ao Mosteiro da Batalha, incluirá já a referência ao Martim Gonçalves de Macedo para que as pessoas tenham conhecimento deste facto histórico onde um nordestino salvou a vida ao futuro D. João I.”

E no futuro, pretende-se que ocorram também visitas de estudo ao Museu Martim Gonçalves de Macedo.

“Para já ainda não, isto foi um primeiro contato informal, vamos ver o que se vai passar do lado de lá para depois termos uma proximidade maior com a Batalha no sentido de podermos ter essas visitas. Se houverem estudantes a ir ao Mosteiro da Batalha para fazer a história, se for lá indicado que existe um museu das armas de Martim Gonçalves de Macedo em Macedo de Cavaleiros, os professores de história deverão fazer a indicação de que há visitas importantes para fazer fora daquela localidade, mais precisamente no nosso concelho.”

O Museu Martim Gonçalves de Macedo poderá vir igualmente a ser referenciado no Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota e foi recentemente candidatado a Património Cultural.

“Estamos a candidatá-lo a património Cultural, uma candidatura que abriu e vai fechar já este mês, e, portanto, estamos a trabalhar no sentido de haver uma maior visibilidade daquilo que pode ser o Martim Gonçalves de Macedo, o acantonamento que as tropas de D. João I fizeram aqui junto a Castelãos e também poder ser um Museu de nível Nacional e referenciado nacionalmente.”

O Museu Martim Gonçalves de Macedo é dedicado ao herói da Batalha de Aljubarrota natural de Macedo de Cavaleiros e vai passar agora a incorporar os elementos de referências das visitas ao Mosteiro da Batalha.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário