Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Vedação origina braço de ferro entre bombeiros de Izeda e ex-autarca

Os Bombeiros de Izeda estão a protagonizar um braço de ferro com  a ex-presidente de Junta de Freguesia e o marido, devido à vedação de um terreno.
Em causa está a alegada cedência de uma parte da propriedade do marido da ex autarca, que confina com a dos bombeiros, em troca de uma vedação, que ficaria a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda, de forma a que o muro fosse feito numa linha recta.
A vedação terá começado a ser feita mas, já depois das eleições autárquicas, a ex autarca e o marido terão voltado atrás com a palavra, de acordo com João Lima e Óscar Esménio, que, actualmente, desempenham as funções de presidente da Associação Humanitária e comandante dos bombeiros e, na altura do alegado acordo desempenhavam as funções de comandante e 2º comandante, respectivamente. 
O comandante dos Bombeiros, Óscar Esménio, não tem dúvidas que o facto de Rosa Pires ter perdido as eleições autárquicas está na base desta discórdia. “Parece-nos que o principal motivo desta discórdia foi o facto de ela ter perdido as eleições. 
Quem ganhou as eleições foi o antigo presidente dos Bombeiros, Luís Filipe Fernandes e, talvez não tivessem uma relação muito boa. 
A partir daí, disseram-nos para retirar a vedação da parte do terreno que era deles. Nós dissemos que, para isso, tinham que assumir os custos e eles não aceitaram”, contou o comandante. 
Contactada pela Brigantia, a ex autarca desmente o eventual acordo, referindo que houve apenas uma conversa informal sobre o assunto. Rosa Pires frisa, no entanto, que o que estava acordado era que o seu marido pudesse estacionar o camião e reboques no terreno dos bombeiros, cedendo, em troca, parte da sua propriedade, tendo ficado proibido de o fazer após as eleições autárquicas de 2013. “Desde que eu deixei de ser presidente de junta isso deixou de ser possível e o acordo era baseado nisso. Em troca do estacionamento era cedido o terreno”, garantiu Rosa Pires. 
Perante esta situação, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Izeda refere que “são situações diferentes” e que a proibição do estacionamento de José Pires no terreno, surgiu na sequência do descontentamento de alguns sócios que se queixaram da ocupação, que consideravam indevida e que durava há vários anos. 
O braço de ferro devido à vedação feita pelos bombeiros promete continuar, pelo menos até ao julgamento, que está marcado para o próximo dia 11 de Abril, no Tribunal de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário