50 alunos do distrito estiveram ontem no Instituto Politécnico de Bragança para serem físicos por um dia. Esta iniciativa é uma forma de incentivar os alunos do secundário para seguirem uma carreira científica.
Durante o dia de ontem, no IPB, os alunos do ensino secundário foram convidados a experimentar a vida na investigação científica de ponta, através das masterclasses Internacionais em Física de Partículas.
Das escolas do distrito convidadas a participar, aceitaram o desafio as escolas de Bragança e de Miranda do Douro, que quiseram proporcionar uma experiência diferente aos seus alunos.
O investigador do Laboratório de Instrumentação e Física experimental de Partículas (LIP), Ricardo Gonçalo, explica qual o objectivo desta iniciativa.
“É uma forma de lhes dar uma ideia do que é a investigação em física de partículas e de lhes dar a oportunidade de perguntar aos físicos do CERN e aos que estão presentes coisas que nem sempre há oportunidade de perguntar na sala de aula.”
Os alunos têm uma experiência da vida profissional de um físico, pelo contacto com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. No final das masterclasses os alunos ligam-se em videoconferência para partilhar os resultados das experiências.
Esta é uma iniciativa que o IPB organiza há oito anos e que gera sempre um feedback muito positivo por parte dos alunos.
Parte da organização deste evento esteve a cargo da professora do IPB, Ana Isabel Pereira, que considera esta iniciativa importante para despertar nos alunos o interesse pela investigação científica e uma possível carreira na área.
Os alunos portugueses são os que mais aderem a este projecto que inclui 45 países de todo o mundo.
Mais uma entre muitas iniciativas organizadas pelo IPB para integrar os alunos do ensino secundário em contextos académicos e profissionais mais próximos da realidade do mercado de trabalho.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário