Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Eurodeputado José Manuel Fernandes apresenta agenda "Pela Nossa Terra" como compromisso de proximidade

A publicação foi apresentada por Paulo Rangel, eurodeputado e vice-presidente do grupo do Partido Popular Europeu, que considerou o trabalho apresentado importante, em particular em territórios de baixa densidade, ao promover a ligação entre o terreno local e regional e o terreno europeu.
“Nos territórios de baixa densidade ainda é mais importante, porque muitas vezes o conhecimento das matérias europeias, de agências e institutos europeus a que se pode recorrer fica um pouco esquecido. A criar este canal de ligação directa, dá instrumentos para os agentes locais poderem fazer a utilização de muitos recursos europeus. O deputado José Manuel Fernandes é um exemplo para todos dos deputados porque está a fazer a representação da Europa junto dos portugueses e a representação da Europa junto dos territórios portugueses”, salientou.

O plano Juncker e outros fundos para a região, os novos desafios da Europa e a visão sobre a realidade de Trás-os-Montes são os temas abordados ao longo das 288 páginas da publicação.

O eurodeputado eleito pelo PSD, que representa os círculos de Bragança e Vila Real, para além de Braga e Viana do Castelo, considera que esta publicação é uma forma de cumprir o compromisso com a proximidade.

“Assumi o compromisso de ter um mandato de proximidade, de informar e de estar presente. Tenho todos os anos um livro a que chamo agenda, é uma homenagem ao poder local, na qual tenho temas europeus e faço referências a cada um dos municípios. É um livro que mostra que a construção europeia se faz com actores locais, nacionais e europeus”, salientou.

Na apresentação, José Manuel Fernandes abordou ainda a questão da descentralização das competências para as autarquias. O eurodeputado, que se considera um municipalista, pensa que pode ser favorável aos municípios ganharem mais competências. Mas quanto à possibilidade da eleição dos responsáveis da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte pelos autarcas, o também antigo presidente de câmara considera que isso pode levar à manipulação desta comissão.

“Ainda não sei que mudanças são essas, mas deixar que um presidente da CCDR-N, seja eleito pelos autarcas e depois o manietarem e não lhe derem autonomia isso não serve de nada”, defendeu.

O envelhecimento da população e a diminuição demográfica na região são assuntos analisados. Em quatro anos, o distrito de Bragança perdeu mais de 7 mil residentes e Vila Real quase 9 mil. Em contraponto há mais pessoas com idade superior a 65 anos a viver em Trás-os-Montes. A agenda “Pela Nossa Terra” destaca ainda números sobre a imigração nos concelhos e actividades ligadas ao sector da construção na região, que regista uma baixa actividade. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário