É já no próximo fim de semana que se realiza a XVIIª edição da Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda, incluído nas festividades das Amendoeiras em flor 2017 e pretende solidificar as relações transfronteiriças entre países vizinhos que se complementam, prevendo-.se uma enorme afluência sobretudo de público espanhol em busca dos produtos genuínos das terras de seda.
Com realização em dois fins-de-semana, 11|12 e 18|19 de Março, o certame acolhe 80 expositores, 23 dos quais dedicados à gastronomia regional, nacional e ibérica, onde se evidencia a doçaria de amêndoa, enchidos, queijos e produtos biológicos, nomeadamente vinhos, azeites e cerveja.
O artesanato, elemento sempre presente na Feira Transfronteiriça, destaca-se com a Seda de Freixo de Espada à Cinta.
Saliente-se que Freixo de Espada à Cinta é o único território de toda a Península Ibérica onde, ainda, se trabalha a Seda de forma 100% artesanal, desde a plantação das Amoreiras até à concepção do produto final.
A Feira Transfronteiriça, tem-se afirmado, cada vez, como um hino ao relacionamento cultural, promocional e institucional com a Província de Salamanca.
Neste contexto, o programa das “Amendoeiras em Flor” contempla, sempre, actividades com a” marca espanhola”.
Nesta edição, para além da tradicional degustação ibérica de produtos regionais de Freixo de Espada à Cinta, Hinojosa del Duero e Saucelle, há a registar a actuação das Charras de Lumbrales (danças tradicionais) e a presença do típico desporto Basco, de corte de troncos de madeira e levantamento de pesos.
in:diariodetrasosmontes.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário