Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Branco preocupado com redução dos serviços de profissionais de saúde na Urgência de Mirandela

O Presidente do Município de Mirandela está preocupado com as consequências que podem resultar da redução de, pelo menos, 35 por cento dos encargos com a aquisição de serviços de profissionais de saúde, imposta pelo Governo aos estabelecimentos do serviço nacional de saúde.
António Branco teme que possa estar em causa, o serviço de urgência médico-cirúrgica do hospital de Mirandela e nesse sentido já solicitou à direcção da Unidade Local de Saúde do Nordeste, uma reunião, com carácter de urgência, para esclarecimento desta e de outras preocupações.

Tem sido uma constante, nos últimos anos, a ameaça que paira sobre a possibilidade de desclassificação do serviço de urgência do hospital de Mirandela, que, apesar de ser uma unidade médico-cirúrgica, tem vindo a perder diversas valências.

Agora, essa preocupação volta a pairar, porque, recentemente, foram publicadas, em Diário da República, algumas alterações no funcionamento das várias unidades do serviço nacional de saúde que podem vir a ser muito prejudiciais para o hospital de Mirandela, como é o caso da redução dos encargos trimestrais com a aquisição de serviços de profissionais de saúde, em, pelo menos, 35 por cento, face ao trimestre homólogo.

António Branco não esconde a sua preocupação com esta medida que, em seu entender, “pode colocar em causa o serviço de urgência médico-cirúrgica de Mirandela, porque no caso da Unidade Hospitalar de Mirandela e em específico o seu Serviço de Urgência é feito essencialmente com recurso a profissionais de saúde externos”.

António Branco quer ainda aproveitar a reunião, para receber uma garantia de que as valências associadas à Unidade Hospitalar de Mirandela “não sejam esvaziadas da sua autonomia e chefia directa”.

O autarca mirandelense diz que será também importante esclarecer porque motivo, não obstante ter sido instalado um novo equipamento de TAC, na Unidade Hospitalar de Mirandela, continua a verificar-se o recurso a uma unidade externa, situada na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros que implica o recurso a meios de transporte e recursos humanos suplementares, agravando os custos associados.

António Branco aguarda por uma resposta da ULSNE sobre o seu pedido de reunião urgente para esclarecer estas preocupações.

Questionada acerca deste assunto, a administração da ULSNE, numa resposta enviada por correio electrónico, diz apenas que “não irá prestar declarações sobre o assunto mencionado”. 

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário