Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Ciência vai ser tema de conversa nos bares de Bragança

A Ciência vai ser tema de conversa de café, a partir de sexta-feira, em Bragança, numa iniciativa que pretende pôr docentes e investigadores a falar com clientes sobre as suas teses "numa "linguagem simples".
"Alguma vez falaste de Ciência num bar?" é a pergunta que lança o Centro de Ciência Viva de Bragança que celebra uma década fazendo chegar à cidade o evento internacional "PubhD".

A ideia nasceu no Reino Unido e tem o nome dos dois elementos desta iniciativa: o "pub" (bar") e "hD", como são chamados os doutorandos em inglês, explicou à Lusa Ivone Fachada, responsável pelo Centro de Ciência Viva de Bragança.

A primeira conversa terá lugar na noite de sexta-feira, no bar Praça 16, em Bragança, com três doutorandos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que irão falar dos trabalhos que estão a desenvolver e responder a perguntas "à volta de uma cerveja".

O propósito é, a partir de setembro, fazer estes encontros regularmente "de dois em dois meses" nos diferentes bares da cidade, ainda segundo a responsável.

"É tirar as pessoas das universidades e pôr os doutorandos a falar sobre a investigação que estão a desenvolver numa linguagem simples", explicou.

A ideia é "levar a Ciência para fora de portas e conseguir atingir outro público que normalmente não visita o Centro de Ciência Viva", como indicou.

Os presentes no bar "vão poder perguntar e conversar com os doutorandos".

Na opinião de Ivone Fachada "é um bom exercício para os próprios investigadores pensarem naquilo que estão a fazer e se o conseguem explicar ao grande público, fora dos contextos, linguagens e ferramentas que utilizam".

Para a primeira conversa, "num ambiente descontraído e informal", foram convidados Maria Inês Dias, Nelson Rodrigues e Rui Fernandes do Instituto Politécnico de Bragança.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário