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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Nuclisol de Mirandela convidada para congresso internacional

A Nuclisol Jean Piaget de Mirandela foi selecionada para apresentar casos práticos de inclusão e práticas pedagógicas para o V Congresso Internacional de Educação, Inclusão e Inovação Organizada pela Associação Nacional de Professores de Educação Especial, nos dias 6, 7 e 8 de julho, que decorreu no Auditório da Escola Superior de Comunicação Social e na Escola Superior de Educação em Lisboa.
Este congresso contou com várias personalidades nacionais e internacionais, “que muito têm contribuído para a reforma da Educação e sobretudo para a temática da inclusão”, explicou Beatriz Silva, diretora pedagógica da instituição. Personalidades como David Rodrigues (Presidente da Pró-Inclusão), o juiz conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio, Eileen Raymond (Presidente da Division for International Special Education and Services to Council for Exceptional Children), Rodrigo Hubner Mendes (Fundador do Instituto Rodrigo Mendes) ou a Secretária de Estado da Inclusão das pessoas com deficiência, Ana Sofia Antunes, foram alguns dos convidados.

O congresso contou também com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve presente na cerimónia de entrega de medalhas de mérito.
“No cerne do Congresso surgiu o tema da Educação Inclusiva, e no contexto atual é cada vez mais urgente repensarmos a Educação que temos e a que queremos. Vivemos numa sociedade democrática e a educação inclusiva é um direito humano e universal.
Contudo, sentimos que temos que lutar diariamente por esse direito e reconhecemos a falta de orientações facilitadoras deste importante processo”, frisa Beatriz Silva. “Assim, pretendeu-se através das apresentações dos vários oradores desmistificar as noções acerca da inclusão e demonstrar que se podem conseguir alternativas através da disponibilidade para mudar atitudes relativamente à inclusão”, explicou a mesma responsável.
A grande questão é saber “se a escola está pronta para ela?”
“O maior dilema da inclusão com que actualmente nos deparamos prende-se com o facto de se ter feito a passagem para o ensino regular das crianças com NEE, mas não ter sido feito um acompanhamento dessas mudanças ao nível da organização das escolas, nos seus currículos e nas estratégias de ensino e aprendizagem.
Esta falha de mudança organizacional provou ser uma das maiores barreiras à implementação de políticas de educação inclusiva.
A escola de uns tem que ser a escola de outros. Esta tem que ser um espaço de inclusão e não de segregação”, diz Beatriz Silva.
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, entende que “o sucesso é aprender o máximo que se for capaz e não aprendermos todos da mesma forma.”
Por outro lado, a responsável mirandelense entende que “a educação deve conviver com a
diferença. É um direito que garante a todos os alunos o acesso à aprendizagem. A escola inclusiva permite oportunidades iguais para todos e diversifica estratégias para cada um. Neste âmbito reforçou-se o papel dos pais enquanto “companheiros de compromisso” dos educadores neste processo, bem como de todos os que intervém no processo educativo.
As educadoras Anabela Duarte e Manuela Libório (na foto) fizeram uma apresentação no congresso sobre Experiências práticas de Inclusão na Nuclisol Jean Piaget de Mirandela e para estas, ficou demonstrado que as escolas necessitam de ser reestruturadas e que a pedagogia precisa de ser desenvolvida de forma a responder positivamente à diversidade de alunos – olhando para as diferenças individuais não como problemas a ser encarados, mas como oportunidades para enriquecer o ensino. Esta instituição tem ao longo dos seus 30 anos de existência em Mirandela, contribuído para a inclusão de crianças. Foi um desses casos que apresentaram, salientando a importância de um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes no contexto de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para a Diretora Pedagógica, Beatriz Silva, “esta experiência
foi bastante gratificante pois uma vez mais se vê reconhecido o trabalho pedagógico que se faz na Nuclisol de Mirandela e que levamos a conhecer num congresso internacional, que contou com a presença de 470 pessoas, de países como o Brasil, Espanha, Cabo Verde, Angola, e Estados Unidos da América”.

Mensageiro de Bragança

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