Sacerdote de Bragança ainda veste a batina e não precisa de óculos para ler.
António Augusto Moreno festejou este sábado 100 anos de vida.
O sacerdote, que ainda veste a batina para ajudar nas homilias e não necessita de óculos para ler, celebrou o centenário na Sé de Bragança, junto a dezenas de fiéis. "Isto é demais para mim. Não sou nada para ter uma festa tão grande a meu respeito.
Deus saberá se é merecido ou não", disse ao CM. Já não sabe de cor há quanto tempo é sacerdote - foi ordenado em junho de 1944 -, mas recorda-se bem do tempo que passou na Diocese de Bragança. "Foram 37 anos na maior. Das outras não me recordo", referiu, emocionado.
Para o bispo de Bragança-Miranda, o centenário é motivo de regozijo. "É uma grande alegria e um sentimento de profunda gratidão termos o padre Moreno com 100 anos, ainda em pleno uso das suas faculdades, celebrando todos os dias a eucaristia.
É um homem que transmite serenidade e paz", explicou D. José Cordeiro. Na diocese, é habitual a participação ativa de sacerdotes na terceira idade."Dos 60 padres, temos alguns com mais de 65 e até 80 anos que ainda colaboram nas 20 unidades pastorais", concluiu D. José Cordeiro.
Nova casa sacerdotal
O seminário de Bragança vai ser remodelado pela diocese para acolher uma casa sacerdotal. A obra avançará "tão breve quanto possível", indicou o bispo D. José Cordeiro, e será também utilizada para vários encontros e retiros religiosos.
Nasceu no Mogadouro
O sacerdote nasceu em Ventozelo, Mogadouro, frequentou o seminário de Vinhais e foi pároco em Vimioso (Avelanoso, Vale Frades e Angueira) e Miranda do Douro (S. Martinho, Cicouro e Especiosa). Reside na Fundação Betânia, em Bragança.
Tânia Rei
Correio da Manhã
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário