Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Enfrentando perdas de 80%, apicultores já começaram a receber apoio para alimentação das abelhas

Não há alimento para as abelhas e os apicultores estão preocupados com a situação, num ano em que o sector registou quebras na produção superiores a 80% no nordeste transmontano.
O Governo já começou a distribuir apoio aos produtores de mel afectados pelos incêndios deste ano, mas também anunciou um subsídio de empréstimo de fundos para os apicultores que estão em dificuldades devido à seca.

A Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente e Frutos Secos, em Mirandela, foi escolhida para ser a base de distribuição de cerca de 100 toneladas de açúcar que vão servir de alimento a cerca de 60 mil colmeias do Norte do país.

José Domingos Carneiro, Cooperativa de Produtores de Mel da Terra Quente, contou que Mirandela já recebeu o primeiro carregamento com cerca de 24 toneladas de açúcar de apoio em alimentação. “Recebemos o primeiro carregamento de quatro que vamos receber. Vão ser dados 3 quilos por colmeia”, adiantou.

A alimentação terá como destino uma dezena de organizações de produtores da região Norte, sendo que em Trás-os-Montes vão ser contemplados três dezenas de apicultores dos concelhos de Mirandela, Torre de Moncorvo, Murça e Alijó.

A situação já é grave mas pode chegar a ser uma calamidade se não chover nos próximos meses, explicou à Brigantia Francisco Rogão, grão-mestre da confraria do Mel.

“Mesmo que chova agora deixa de entrar alimento. Se continuar sem chover até Abril temos de continuar a alimentá-las, já está caótica a situação na apicultura. Para alimentar uma colmeia até ao final do Inverno tem de se gastar entre 5 a 10 quilos de alimento, o que representa entre de 10 a 15€ por colmeia”, referiu.

Os incêndios e a seca a afectarem as produções no sector apícola, uma situação que, segundo alguns especialistas, se está a tornar caótica. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário