Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 19 de novembro de 2017

Munícipes de Vimioso alertados por carta para poupar água

O município de Vimioso anunciou hoje o envio de cartas aos cerca de 4.500 habitantes locais, alertando-os para evitarem a rega de jardins ou a lavagem de automóveis, disse o presidente da Câmara.
Rio Maças - Captação de água
A situação de seca vivida neste concelho do distrito de Bragança "é preocupante" devido ao abaixamento dos caudais dos rios Maças e Angueira, duas das principais fontes de abastecimento de água.

"Face a esta situação, estamos a sensibilizar a população para evitar o desperdício de água da rede pública", disse o autarca Jorge Fidalgo.

Segundo as contas da Câmara, nos períodos festivos, como Natal e Páscoa, a população duplica e nos meses de verão, triplica.

"No concelho de Vimioso, as reservas do rio Angueira estão comprometidas sendo imperioso começar, desde já, a acautelar esta situação para o futuro, com a construção de novos pontos de armazenamento de água ou o reforço dos existentes", enfatiza Jorge Fidalgo.

O autarca disse que estas situações reforçam a necessidade de o Governo assumir, "de uma vez todas, a sua responsabilidade no financiamento destas obras, através de fundos comunitários".

O município indicou anteriormente que entregou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um projeto de alteamento dos açudes do rio Maçãs para que, de futuro, estas situações não se repitam.

"Temos dois projetos licenciados para a construção de represas, uma no rio Maçãs, no montante de mais de um 1,5 milhões de euros, e outra no rio Angueira, no valor de cerca de 700 mil euros. Só que o Governo nunca abriu avisos para o benefício de fundos comunitários para investir neste tipo de equipamento", lamentou o autarca transmontano.

As principais localidades do concelho de Vimioso afetadas pela seca são Argoselo, Carção, Matela e Santulhão, onde reside mais de metade da população.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário