O padre Anselmo Borges é a favor do fim da lei do celibato dos padres. O clérigo e professor de Filosofia na Universidade de Coimbra esteve em Bragança para a apresentação do seu mais recente livro e questionado sobre os problemas que têm abalado a igreja afirmou que não esperava um escândalo tão grande de pedofilia na igreja e sustenta que os padres deveriam poder casar.
“Mas julgo que a lei do celibato obrigatório pode levar a uma sexualidade distorcida e nesse sentido penso que é urgente acabar com a lei do celibato obrigatório. Tanto mais que a igreja não pode impor como lei aquilo que Jesus entregou à liberdade. Havia apóstolos que eram casados e, no primeiro milénio da igreja, havia bispos inclusivamente que eram casados portanto o celibato deveria ser opcional”, defendeu.
Apesar de ter esperança que haja em breve progressos nestes aspectos, o padre Anselmo Borges não acredita que seja o papa Francisco a acabar com a lei do celibato.
“Eu não penso que este Papa termine com a lei do celibato mas estou convicto, que ainda com este Papa, iremos assistir à ordenação de homens casados com uma vida digna. E muito mais para diante certamente teremos também cristãs mulheres que terão o ministério da presidência da comunidade, que serão ordenadas sacerdotes”, refere.
Quanto ao papel da Cúria Romana, que é alvo de acusações de corrupção, o religioso entende que é uma fonte de problemas para a igreja e promove mesmo o afastamento dos cristãos da instituição:
“A Cúria romana possivelmente ao longo dos séculos foi responsável por mais ateus do que Karl Marx, Nietzsche e Freud juntos. Daí o Papa Francisco, estar profundamente empenhado, ele que é um Cristão, em tentar converter os católicos a cristãos mas a começar por cardeais, bispos e padres, aqueles e aquelas que seguem Jesus, para que se dê verdadeiro e autêntico testemunho do evangelho”, acredita.
Declarações do padre Anselmo Borges que veio a Bragança apresentar o seu último livro, “Francisco: desafios à igreja e ao mundo”, a convite da Comissão Diocesana Justiça e Paz.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário