Pintura, escultura, assemblage e armaria numa exposição eclética e surreal do artista plástico adotado por Trás-os-Montes que inaugura hoje “Contraste” pelas 15 horas no Centro Cultural Solar dos Condes.
A exposição “Contraste”, da autoria de Miguel Moreira e Silva, vai ser inaugurada já esta quinta-feira, dia 9 de novembro, pelas 15 horas, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.
Uma mostra artística que nasce do confronto de peças “que a integram e que são reveladoras, por um lado da riqueza de imaginário do artista plástico, por outro, do seu ecletismo estético e plástico, que vai da pintura à escultura, da assemblage à armaria”.
De acordo com a professora e investigadora Alexandra Dias, a assemblage tem vindo a ser extensivamente usada por Miguel Moreira e Silva, sendo um dos seus propulsores em Portugal. “O artista trabalha sobre texturas e ambientes diversos do real, em que são contadas narrativas visuais, através da reunião de objetos que fazem parte de um passado histórico e religioso, que parece ter ficado cristalizado em Trás-os-Montes, ao qual Moreira e Silva é particularmente sensível”, explica.
Já na página do Facebook do artista pode ler-se que a assemblage “constitui uma técnica recorrente na experimentação artística de Miguel Silva que lhe permite explorar o ecletismo nos elementos que as incorporam traduzindo uma atitude livre de categorizações, espaço confortável para a prática do autor. Todos os detalhes estabelecem uma forte carga emocional entre eles e entre o todo que supõe o seu conjunto”.
Num texto escrito por Emília Nogueiro, “trata-se de narrativas, de episódios pessoais, memórias, diários visuais onde a plasticidade dos objetos e a carga simbólica das formas assumem o valor lexical do registo. O autor mistura objetos que sugerem o ritual, a catarse como processo de exorcismo. Confronta-nos o pesadelo e a agressividade na angulosidade e dureza de materiais. A uniformização das composições é sugerida na envolvência sanguínea que cobre a superfície dos objetos reunidos”.
Nascido em 1967, Miguel Moreira e Silva vive e desenvolve o seu trabalho em Bragança. É licenciado em Animação e Produção Artística, dedicando-se à atividade artística desde 1992. Desde 2007 que expõe de forma permanente na galeria História e Arte e no Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança.
Desde cedo se movimentou entre a pintura e a escultura, explorando, ao longo do seu percurso, uma grande diversidade de materiais e técnicas, como a gravura e, mais recentemente, a assemblage. A exposição “Contraste” está patente ao público até ao dia 30 de novembro.
Veja a página do artista AQUI.
Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário