Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Miranda do Douro pede mais atenção do ICNF para as áreas ardidas do Parque do Douro Internacional

A chuva está de volta mas os prejuízos deixados pelos incêndios do verão não estão esquecidos. Pelo menos por parte de quem foi prejudicado pela catástrofe.
O Parque Natural do Douro Internacional foi afectado por três grandes incêndios este ano e Miranda do Douro, que faz parte da área abrangida pelo parque, pede agora ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas que tome em atenção estes territórios.
Artur Nunes, o autarca mirandês, diz-se disponível para discutir soluções com o ICNF para ajudar as populações e propõe uma reflorestação da área.
“A proposta que eu faço é que o ICNF, que tem esta responsabilidade de gestão do parque que não é apenas uma responsabilidade de fiscalização, mas é uma competência também de prevenção e manutenção. Deveria ser o próprio ICNF a tomar medidas, falar com as autoridades locais e regionais para encontrar um plano de prevenção e manutenção do espaço. A ideia seria desmatar a área ardida e reflorestar.”
O presidente da câmara de Miranda do Douro, vai mais longe nas críticas à actuação do ICNF nesta situação acusando mesmo de falta de interesse para com estas populações.
“ Eu acho que não é apenas um processo de fiscalização eu acho que tem de haver um processo de prevenção. Nesta altura em que estamos num período de Inverno em que temos a consciência da quantidade de área que ardeu, temos toda essa avaliação feita por parte da câmara municipal, dos bombeiros e da protecção civil. E não temos nenhuma informação por parte do ICNF. Eu acho que cada um tem que assumir as suas responsabilidades, destacando aqui a falta de interesse e a falta de diálogo do ICNF com as câmaras municipais de uma competência que é exclusivamente deles.”
Reivindicações que o autarca considera serem transversais a outros concelhos abrangidos pelo parque.
A Brigantia tentou contactar o ICNF para falar sobre este assunto mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta. 

Escrito por Brigantia
Foto: Rui João

Sem comentários:

Enviar um comentário