quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Atividades para fazer em Bragança neste Inverno

Pintada de tons quentes numa terra fria, Bragança é um dos maiores concelhos do país e um destino a não perder. 
O inverno é rico em festas e tradições e são muitas as atividades culturais e de lazer propostas. Com a chegada do solstício de Inverno, há paisagens soberbas, mascarados que enchem as ruas das aldeias de cor e uma gastronomia ímpar à espera de quem visita este “Reino Maravilhoso”. Viajamos para lá do Marão?

· Explorar o Parque Natural de Montesinho e observar os veados
Poucos territórios possuem uma biodiversidade tão rica como o Parque Natural de Montesinho, situado às portas de Bragança. Observar um grupo de veados junto à estrada, escutar o uivar de um lobo, observar aves raras, como a águia-real, enquanto se desfruta de um fabuloso mosaico de paisagens é, sem dúvida, um privilégio. Se gosta de explorar o meio circundante, há inúmeros trilhos para passeios a pé ou para a prática de BTT em cenários de arrebatadora beleza. Com as temperaturas mais baixas, a região pinta-se de branco e percorrer estas paisagens dignas de um postal é mágico.

· Conhecer o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CACGM) é um projeto arquitetónico da autoria do arquiteto Souto de Moura (Prémio Pritzker, em 2011). Com exposições temporárias dos mais conceituados artistas nacionais e estrangeiros dos nossos dias e de grandes coleções de arte contemporânea, este espaço possui, ainda, um núcleo de sete salas dedicadas à obra da pintora transmontana Graça Morais, num programa expositivo frequentemente renovado.

Até 25 de fevereiro de 2018, está patente a exposição “Uma Antologia”, de Ana Vieira (Coimbra, 1940 – Lisboa, 2016). Na sua obra, a casa assume o lugar de projeção de tensões e conflitos entre a identidade e a memória. É, em grande medida, o elemento integrador do pensamento e o ponto de partida da sua criação – que privilegia inesperadas construções cénicas e teatrais e a manipulação de figuras, objetos e ambientes.

A não perder, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, na Rua Abílio Beça, 105. Aos domingos a entrada é gratuita (até às 12h30).

· Degustar a rica gastronomia transmontana
Se aprecia paladares únicos e tradicionais, considere descobrir a rica gastronomia transmontana. O Butelo com Casulas é um excelente embaixador e uma iguaria de destaque da região. De 2 a 13 de fevereiro de 2018, realiza-se a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas e, de 2 a 4 de fevereiro de 2018, o Festival do Butelo e das Casulas. Haverá animação de rua com caretos e gaiteiros, um espaço de animação para crianças, demonstração de confeção em pote e de produção artesanal de butelo. A visita ao certame vai permitir conhecer os produtores de butelo, casulas e fumeiro e os expositores de artesanato, produtos da terra.
Difícil? Difícil vai ser resistir aos saborosos produtos regionais!

· Brincar ao Carnaval dos Caretos
Para quem gosta de viver a alegria do Carnaval, Bragança apresenta uma festa tradicional e cheia de cor. No dia 10 de fevereiro, as principais ruas da cidade enchem-se de colorido, de música e de animação. Os caretos saem às ruas com um único intuito: assustar as raparigas solteiras e dançar ao som de músicas tradicionais. Mais de 1.000 Caretos de Portugal e de Espanha vão “tomar de assalto” Bragança, a que se juntam grupos de mascarados e de gaiteiros e centenas de crianças das escolas do Concelho de Bragança, trajadas a rigor. No final, há a “Queima do Diabo”, uma atividade onde todos podem participar.
Junte-se e ajude a cumprir esta tradição!

· Visitar a Exposição “Máscaras Rituais de Portugal”
A par das Festas de Inverno que se celebram na região, o Centro Cultural Municipal Adriano Moreira acolhe, até dia 28 de janeiro, a exposição “Máscaras Rituais de Portugal” de Roberto Afonso.

Para quem gosta de conhecer melhor as tradições de cada destino, esta exposição apresenta uma coleção de dezenas de máscaras produzidas por diversos artesãos e que representam variadas festas/rituais associadas ao solstício de inverno, em particular na região.
Horário: segunda – sexta -feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Entrada gratuita.

· Descobrir Bragança através da lente de Georges Dussaud
Inaugurado em 2013, o Centro de Fotografia Georges Dussaud é um espaço dedicado à obra do fotógrafo francês e à fotografia em geral. Apresenta uma coleção ímpar da autoria deste fotógrafo que se apaixonou pela região e, desde 1980, desenvolveu o seu trabalho sobre o nosso país, em particular sobre Trás-os-Montes. Esta exposição é constituída por um total de 148 fotografias a preto e branco e conta com retratos, de onde sobressaem histórias de vida, povoadas de homens, mulheres e crianças, mas também de lugares, de olhares, de gestos, de instantes irrepetíveis registados a cada disparo da máquina fotográfica.

Até 18 de fevereiro, pode visitar-se a exposição “Imaginário de um Trem”, da brigantina Lauren Maganete, e, até 15 de abril, está patente, também, “A Cidade e as Serras”, uma narrativa fotográfica sobre a cidade e algumas aldeias do concelho de Bragança, também de Georges Dussaud.
Horário: 09h00- 12h30 | 14h00 – 17h30 |Encerra à segunda. Entrada gratuita.

in:shoppingspirit.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário