Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Crianças de Bragança estiveram com o presidente e em breve vão ter a "cadeira"

A proximidade entre cidadãos e eleitos ganhou hoje significado para um grupo de crianças de Bragança numa tarde passada com o presidente da Câmara que no novo ano vai disponibilizar a cadeira aos mais novos.
Foto: CM de Bragança
"Como é que é ser presidente da Câmara?" foi a principal curiosidade entre o grupo de nove crianças em situação de vulnerabilidade que integram um projeto do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires para a inclusão social e que foram recebidos na sala onde são tomadas as decisões mais importantes do município: o salão nobre.

O presidente da Câmara, Hernâni Dias, respondeu a todas as perguntas e disse ainda à Lusa que está a preparar, para o novo ano, uma nova atividade para levar os mais pequenos à sede do município e dar-lhes a oportunidade de ser "presidente por um dia".

Na tarde de hoje, nenhum dos mais novos cobiçou a "cadeira" do presidente, já que o propósito comum ficou expresso na resposta à pergunta do autarca: "o que é que quereis fazer aqui?". Tão só "falar".

Falaram de como é ser presidente, da responsabilidade de ele e quase 360 trabalhadores "resolverem os problemas das pessoas, das dificuldades em fixar pessoas no território, das muitas horas" que trabalha o presidente e a equipa e que leva o autarca a responder "eu não", à pergunta se "ganha muito dinheiro".

Como é que se chega a presidente? é Através de eleições que os mais novos perceberam do que se trata quando tiveram de votar entre lanchar primeiro ou visitar o terraço verde do edifício dos Paços do Concelho.

"É interessante a curiosidade de uma criança relativamente à função. Colocam questões difíceis, mas com muita sinceridade, frontalidade, não colocam questões com segundas intenções", observou o presidente da Câmara.

O autarca sublinhou ainda a importância das crianças visitaram "a casa que é de todos e levarem conhecimento", assim como constatarem que, ao fim e ao cabo, "todos somos iguais, só temos responsabilidade diferentes".

Esta tarde passada com o presidente da Câmara insere-se na atividade para as férias de Natal que abrange cerca de 40 crianças e jovens, proporcionando-lhes ao longo de toda a semana contacto com diferentes entidades e contextos como o dentista, o seminário ou a confeção de Bolo Rei de Castanha com o "chef" de Bragança Eurico Castro.

A finalidade, como explicou à Lusa a responsável pelo projeto, Anabela Pires, " é conseguir-lhes acesso a vários contextos que possam promover o desenvolvimento integral destas crianças e jovens, que estão todos sinalizados como em situação de vulnerabilidade".

"Sentirem que estão próximos das pessoas, que conseguem ir aos mesmos contextos que muitos outros também conseguem, que conseguem aceder a oportunidades, que conseguem ser valorizados", sublinhou.

O CLDS 3G do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires está integrado nos chamados Contratos Locais de Desenvolvimento Social e é desenvolvido durante 36 meses, em parceria com a Câmara Municipal, com o propósito de promover a inclusão social dos cidadãos, de modo a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.

O projeto já dura há mais de dois anos e abrange 17 ações destinadas a crianças e jovens, idosos, voluntariado, ou desempregados e envolve um total de cerca de 800 beneficiários nas diferentes áreas.

Agência Lusa
Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário