Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de dezembro de 2017

Mogadouro acolhe desfile de máscaras e mascarados ibéricos

O encontro anual de máscaras e mascarados ibéricos vai juntar, no dia 23 de dezembro, em Mogadouro, 14 grupos transmontanos e da Galiza transformando as principais ruas da vila "num autêntico pandemónio", anunciou hoje a câmara.
"O desfile pretende mostrar às pessoas as máscaras e mascarados mais emblemáticas do Nordeste Trasmontano e da vizinha Espanha, para assim não se perder a identidade destes rituais de fertilidade, típicos do inverno trasmontano" disse à Lusa a vereadora da Cultura do município de Mogadouro, Virgínia Gomes.

O concelho de Mogadouro e todo o Planalto Mirandês são "ricos" nestas manifestações pagãs, na sua maioria dedicadas ao menino Deus, onde toda a "pureza" da tradição é mantida.

No 5.º Encontro de Mascarados de Mogadouro, a 23 de dezembro, participarão 14 grupos de mascarados, "figuras" provenientes da Galiza, em Espanha. Do lado português marcarão presença caretos, chocalheiros, farândulos e sécias dos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Bragança e Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança.

Para o investigador das tradições dos mascarados do concelho de Mogadouro Antero Neto, as populações começam a ganhar cada vez mais consciência da riqueza das suas tradições e, assim, começam a lançar figuras e mascarados que já estavam esquecidos há cerca de uma centena de anos.

No concelho de Mogadouro foram recuperadas a tradição do "Careto e do Velho em Valverde e em Vilarinhos dos Galegos o ritual do "Mascarão e Mascarinha"

Outro exemplo apontado é o relançamento, na aldeia de São Pedro da Silva, concelho de Miranda do Douro, do "Bielho e la Galdrapa" - expressão em idioma mirandês que, traduzida para português, significa "o Velho e a Galderia".

Segundo os estudiosos destas tradições encestais, o nordeste transmontano vive, nesta altura do ano, um período "mágico", com as festas dos mascarados que saem à rua durante 12 dias e que deixam investigadores intrigados e populações numa espécie de alvoroço.

"Únicos em território nacional", estes rituais despertam cada vez mais a atenção de investigadores de Espanha, França, Reino Unido e outros países europeus que, ano após ano, se deslocam às aldeias nordestinas para perceberem o significado de tais manifestações de raiz popular.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário