Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Município brigantino atribui 136 mil euros a coletividades desportivas

Foram 16 as coletividades desportivas do concelho de Bragança a auferirem da autarquia um apoio de 136 mil euros com o Grupo Desportivo de Bragança a encabeçar a lista ao ser o clube que recebe a maior fatia do bolo.
Decorreu a semana passada a assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal de Bragança e 16 coletividades desportivas do concelho. O município decidiu atribuir o montante de 136 mil euros, repartidos pelas 16 coletividades, sendo que o Grupo Desportivo de Bragança continua a ser, desde os últimos anos, aquele que recebe a maior verba, a rondar os 63 mil euros, seguido do Clube Académico de Bragança, que viu ser-lhe atribuído o montante de 18 mil euros.

“Nesta cerimónia estamos a celebrar protocolos com 16 entidades num valor global de quase 136 mil euros para o apoio a variadíssimas atividades desenvolvidas pelo movimento associativo na vertente desportiva, sendo que nós entendemos que esta é uma ajuda relevante”, começou por referir o edil brigantino no final da assinatura dos protocolos. De acordo com Hernâni Dias, esta é uma forma “de manter a atividade desportiva e uma forma de dinamização do próprio concelho, até porque muitas destas associações e clubes têm uma vertente competitiva, outros há que têm uma vertente mais lúdica, também de animação social e que tem todo o interesse em ser mantida porque se nós conseguirmos promover na nossa comunidade a prática desportiva com hábitos de vida saudáveis estaremos, seguramente, a ter uma boa atitude, uma atitude positiva e ela é promovida pelos vários clubes e associações que vieram assinar este protocolo”

E se é verdade que o Grupo Desportivo de Bragança ficou com a maior fatia da verba atribuída pela autarquia, também é verdade que modalidades como o hóquei, o basquetebol, o atletismo, a patinagem e o ciclismo, entre outras, não foram esquecidas. “Este apoio é concedido a variadíssimas modalidades do movimento associativo, não privilegiando nenhuma em particular”, garantiu o autarca, reconhecendo “a importância de todas no seu conjunto”.

O próprio Hernâni Dias e o executivo liderado por si veem “o desporto como algo muito benéfico para todos e entendemos ser, também, um dos pilares de desenvolvimento de qualquer sociedade e a brigantina não é exceção porque quando a participação das comunidades à volta de uma atividade desportiva acontece está a acontecer, também, um ato de cidadania”.

Para além deste suporte financeiro para muitas coletividades “indispensável”, o município brigantino oferece, ainda, a sua ajuda providenciando transporte, entre outros apoios logísticos.

O Diário de Trás-os-Montes esteve à conversa com o presidentes do Grupo Desportivo de Bragança (GDB), que garante que os 63200 euros entregues pela autarquia não são suficientes para fazer face às despesas durante a época desportiva. “É aquilo que a autarquia entendeu e não podemos reclamar mais nada porque o presidente falou e falou muito bem, é aquilo que o município pode dispor neste momento, sabendo que os clubes nunca estão satisfeitos com aquilo que a Câmara nos dá”, declarou Manuel Martins, acrescentando que o clube a que preside precisaria de “um orçamento de 300 mil euros anual para fazer uma boa equipa e para não andar a tremer como temos andado”.

 O Clube Académico de Bragança foi o que recebeu a segunda maior quantia com o montante de 18 mil euros. Questionado sobre se daria para cobrir as despesas anuais do clube, o presidente asseverou que “ nem de longe, nem de perto, será suficiente, mas pelos vistos é o que é possível e é com aquilo que nós vamos ter que trabalhar e tentar arranjar dinheiro de outra forma”. Segundo Paulo Gonçalves, a verba necessária para fazer face às despesas do clube ronda os 200 mil euros. Despesas que incluem cinco equipas em competição, o Torneio de Encerramento de Hóquei em Patins, “acabámos de federar 70 miúdas na Associação de Patinagem do Porto, só da patinagem artística, e aumentam exponencialmente as próprias inscrições na associação, quer dizer que os custos aumentam, é inegável”, garantiu o responsável por uma das maiores entidades desportivas, que incluiu, atualmente, mais de uma dezena de modalidades e quase 500 atletas.  

As restantes associações, grupos, clubes e coletividades desportivas apoiadas foram a Associação Desportiva, C. e R. Estrelas Brigantinas, a Associação Desportiva de Paredes, a Associação dos Amigos do Campo Redondo, a Associação de Escolinhas de Futsal AR, a Associação de Estudantes Africanos em Bragança, a ATDCAO - Assoc. Trans. Desp. e Cult. Artes Orientais,o Clube de Combate do Nordeste – CCN, a Escola de Futebol Crescer, a Escola de Natação de Bragança, a Enzonas - Associação de Caminheiros de Bragança, o Futebol Clube Mãe D`Água, o Ginásio Clube de Bragança, os Pioneiros de Bragança Futsal Clube e o Velo Clube de Bragança.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário