Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Amêndoa coberta com muita procura na Páscoa

Em altura de Páscoa, as amêndoas não podem faltar. E a tradicional Amêndoa Coberta tem cada vez mais procura.
O produto, que é original de Torre de Moncorvo, também é produzido em Bragança, pela moncorvense Maria Diogo, que na sua pastelaria não tem mãos a medir para dar resposta às encomendas.

“Tem imensa procura e posso dizer que não tenho amêndoa para fornecer as pessoas todas que me pediram. É um processo muito demorado. Agora estou a fazer por encomenda porque não tenho amêndoa para a procura toda”, disse.

E o processo é demorado, um verdadeiro exercício de paciência que se prolonga por 7 a 8 horas diárias ao longo de uma semana inteira.

“Estou a trabalhá-la 7 horas por dia, durante 7 dias, em média, que é o tempo que ela demora a ficar peladinha. Já a confecção da Amêndoa Coberta demora um mês”, explicou.

Só desde Janeiro, Maria Diogo já transformou mais de 100 quilos de amêndoa. E para além da paciência, há alguns truques para chegar a um bom produto final, relacionados com a qualidade da amêndoa e o ponto do açúcar.

Um dos doces mais apreciados da Páscoa, com um toque típico da região, cada vez mais procurado.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário