Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Arranca hoje a Festa da Bola Doce em Miranda do Douro

A realização da Feira da «Festa da Bola Doce» tem início hoje e termina no sábado, no largo do Castelo, em Miranda do Douro. Está garantido o convívio e animação musical no Largo do Castelo de Miranda do Douro.
Miranda do Douro preparou três dias de certame para promover um dos ex-libris gastronómicos do concelho: a Bola Doce.
A Festa da Bola Doce e dos produtos da terra começa já hoje, quinta-feira, e para além da doçaria da Páscoa os 40 expositores levam à feira outros produtos agro alimentares, o que atrai não só locais como turistas portugueses e espanhóis, segundo destaca Anabela Torrão Vereadora do Município de Miranda do Douro.

“É uma forma de promover e valorizar os nossos produtos endógenos e neste caso, os produtos agro-alimentares, muito relacionados com a Páscoa, como é o caso da Bola Doce, os dormidos, os folares e o fumeiro. Vai estar uma variedade e uma mostra de produtos tradicionais de excelente qualidade para visitantes e residentes”, disse Anabela Torrão, Vereadora do Município de Miranda do Douro.

O certame que vai na 5.ª edição tem levado a que o produto único seja cada vez mais procurado e não só nesta altura do ano.

“A promoção da Bola Doce é tal que este produto já não é só concebido no período da Páscoa, mas ao longo de todo o ano. O que constatamos é que os produtores, através das suas cozinhas regionais, cozinham este produto durante toda a noite e acaba por esgotar de imediato. Ao fim do dia já não há Bola Doce. A procura é muita. É um produto muito trabalhoso, rico em palato, de excelente qualidade e com uma procura imensa”, sustenta a Vereadora do Município de Miranda do Douro.

No certame, que decorre até sábado, no largo do Castelo de Miranda do Douro, está em destaque a doçaria da Páscoa, em especial a bola doce, uma espécie de bolo recheado com canela e açúcar típico do concelho mirandês.
A feira conta com concursos desta iguaria e de folar e animação musical com grupos de música tradicional. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário