Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Apresentação do livro "Baçal Segundo o seu Abade", de Suzanne Daveau e João Carlos Garcia

Apresentação do livro "Baçal Segundo o seu Abade", de Suzanne Daveau e João Carlos Garcia, com prefácio de José Meirinhos, no próximo dia 6 de abril, pelas 21h30m no Arquivo Municipal de Miranda do Douro.
Após a apresentação, seguir-se-à uma tertúlia sobre o Abade Baçal e a cultura e património mirandeses.
"Organizado em quatro partes, na primeira parte deste volume inclui-se o estudo e documentação dos contactos e visitas de Orlando Ribeiro a Francisco Alves, Abade de Baçal, desde os primeiros encontros em 1935-1936, a que se seguirá a visita do geógrafo alemão Hermann Lautensach em 1943, por recomendação de Orlando Ribeiro, surgindo-nos José Leite de Vasconcelos, a figura tutelar da etnografia nacional, como o elo que articula o desenvolvimento destas relações; na segunda parte estudam-se os inquéritos ao habitat rural elaborados por Orlando Ribeiro em 1938-1939 e enviados a todo o país, analisando-se as suas razões e objetivos; na terceira descreve-se Baçal na resposta do seu Abade; na quarta e última parte é publicada a própria resposta de Francisco Alves ao Inquérito de Habitat Rural que lhe havia sido remetido por Orlando Ribeiro em 1938.
O estudo, acompanhado por diversa documentação epistolar, arquivística, fotográfica, cartográfica e fac-similada, termina com a extensa Bibliografia utilizada."

Sem comentários:

Enviar um comentário