Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Diminuiu o número de denúncias por violência recebidas pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Bragança

O Núcleo de Apoio à Vítima do distrito de Bragança registou 120 atendimentos em 2017, o que traduz uma diminuição de 34% de casos sinalizados em relação ao ano anterior.
Segundo Teresa Fernandes, do gabinete integrado na Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, esta foi a primeira diminuição registada desde a criação desta valência em 2006. “Entre 2016 e 2017, tivemos um decréscimo do número de situações em acompanhamento. Até 2016, durante 10 anos, tivemos sempre um aumento, significativo do número de participações e consequentemente dos processos de apoio em acompanhamento pelo núcleo. Ao olhar para esta redução, percebemos que há uma consequência directa entre o trabalho de sensibilização e formação da comunidade e esse trabalho de prevenção tem dado resultado ao nível da dissuasão dos agressores”, sublinha.

Apesar de no que diz respeito aos números de violência doméstica ter havido um decréscimo, o gabinete de apoio à vítima registou um aumento de casos de violência contra idosos. “Também temos uma percentagem significativa de violência contra idosos, perpetrada por descendentes, filhos, netos ou sobrinho, o ano passado tivemos 28 situações, um número que aumentou”, refere Teresa Fernandes.

O núcleo distrital de apoio à vítima descentralizou no último ano os serviços de atendimento o que pode “traduzir-se num aumento de situações em acompanhamento”. “No âmbito de um projecto candidatado ao Portugal 2020, propusemo-nos descentralizar os serviços prestados pelo núcleo em todas as sedes de concelho, já o tínhamos vindo a fazer de forma informal, e com este projecto passamos a protocolar as parcerias com as câmaras para poder uma vez por semana ir a todos os concelhos fazer estes acompanhamentos descentralizado”, destacou.

Foram já criados gabinetes em Vinhais, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta. Os próximos gabinetes deverão abrir em Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário