Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Algoso celebra sábado de Aleluia com cerimónias religiosas e com mercado medieval

Algoso, no concelho de Vimioso, comemorou anteontem o sábado de aleluia, celebrações tradicionais a que juntou um mercado medieval.
A ideia foi aliar o religioso e o profano, como explica a presidente da União de Freguesias de Algoso, campo de víboras e Uva, Cristina Miguel Rodrigues.

“A tradição é ir ao castelo e desde o ano passado havia a cerimónia religiosa na igreja, a aspersão do povo e a bênção da água, este ano quisemos dar mais solenidade ao acto e associamos à parte religiosa um Mercado Medieval, temos um castelo medieval, a aldeia tem um património histórico riquíssimo”, destacou.

Durante o dia houve animação musical e de rua, um encenação teatral da Lenda do Crocodilo do castelo de Algoso, para além de passeios de charrete e jogos tradicionais.

Os cerca de 40 expositores que participaram no primeiro mercado medieval de Algoso fazem um balanço positivo da iniciativa. Joana Martins, que vive em Duas Igrejas, Miranda do Douro, faz produtos de cosmética natural com plantas locais.

“O que eu faço vai ao encontro do que estavam a pedir na feira, cremes, bálsamos pomadas para dores musculares, tinturas e champôs. Está a correr bem, abrange tanto homens como mulheres, como produtos para crianças, as pessoas interessam-se em comprar”, explicou.

Algoso celebrou a Páscoa com a tradição religiosa aliada ao profano, que terminou com uma procissão até ao castelo e um espectáculo de luz e cor no monumento do século XII. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário