Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Jogos Salesianos promovem valores, tradições e culturas em Mirandela

A iniciativa vai levar a Mirandela mais de três mil pessoas, entre atletas, acompanhantes e voluntários. Promoção da prática desportiva, educação para a saúde, interculturalidade e educação para os valores são os objetivos dos Jogos que se realizam há 25 anos.
Foto: Olímpia Mairos
A cidade de Mirandela vai acolher a 26.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos. Na iniciativa, que vai decorrer entre 27 de abril e 1 de maio, são esperadas cerca de três mil pessoas na cidade do Tua: 1.650 atletas/treinadores/animadores, mil acompanhantes e 250 voluntários, que vão apoiar na logística do evento.

A prática desportiva, a educação para a saúde, a interculturalidade e a educação para os valores são os objetivos centrais dos Jogos Nacionais Salesianos, que se realizam há 25 anos.

“Vemos estes jogos como um espaço de promoção de relações”, afirma o diretor da presença Salesiana em Mirandela, padre Paulo Pinto, realçando que a edição de Mirandela quer promover os valores da vida, da reconciliação e da paz”.

As competições desportivas ocorrem em vários escalões, nas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol, karaté, ténis de mesa, natação e xadrez e são também um meio de evangelização.
“Não pensamos a nossa intervenção junto dos mais novos de outra forma que não seja evangelizar”, afirma o padre Paulo, recordando que D. Bosco, fundador dos Salesianos, “dizia que todo o trabalho que nós devemos aos jovens é para que eles possam chegar a ser honrados cidadãos, bons cristãos”.

“Entendemos que estas duas coisas não estão dissociadas, não há uma privatização destas coisas, mas bons cidadãos, porque com valores e empenhados naquilo que nós chamamos a caridade pastoral”, realça o diretor da Presença Salesiana.

Os jogos Salesianos querem também promover os territórios, as tradições e as culturas das cidades anfitriãs. As delegações participantes chegam de todo o país e também de Cabo Verde, “trazem os seus valores culturais mas, essencialmente, levam as vivências do local que os acolhe, neste caso Mirandela”, acrescenta o padre Paulo Pinto.

“A cidade está preparada, é acolhedora e com potencialidades turísticas muito fortes”

O município de Mirandela assumiu-se como entidade co-promotora dos jogos e está a preparar a cidade para o evento que, durante uma semana, aumenta a sua população em quase 30%.

“É uma excelente iniciativa, um orgulho muito grande receber os jovens e os seus familiares”, refere a presidente da autarquia, Júlia Rodrigues, realçando o “orgulho de ter em Mirandela a casa dos Salesianos há muitos anos, uma casa que faz parte da cidade e dos seus valores, muito interventiva a nível da nossa comunidade, e que acompanha o crescimento de muitos jovens”.

A Câmara Municipal preparou um pacote de iniciativas, um programa social e promocional, para proporcionar aos visitantes a oportunidade de realizarem visitas guiadas a diversos monumentos como o Palácio dos Távoras, a Igreja da Misericórdia, a Muralha – Arco de Stº António, a Ponte Medieval, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, o Museu da Oliveira e do Azeite, roteiros turísticos e culturais que permitem conhecer o concelho de Mirandela, e muita animação de rua, com iniciativas várias no Parque do Império.

A presidente da autarquia, Júlia Rodrigues, diz que “a cidade está preparada, é acolhedora e com potencialidades turísticas muito fortes” e quer mostrar o território para que “as pessoas que nos visitam regressem de novo”.

Os jogos nacionais Salesianos são reuniões desportivas conforme o ideal educativo de D. Bosco que via no desporto uma fonte de equilíbrio e que oferecia aspetos específicos importantes para a formação integral dos jovens, mas também de interação entre os participantes e fomento das relações pessoais, convívio, partilha e amizade.

Olímpia Mairos
Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário