Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 12 de maio de 2018

Bragança aumenta verba do Orçamento Participativo

O Município de Bragança vai aumentar a verba destinada para o Orçamento Participativo (OP) de 265 mil euros (na edição de 2018) para 280 mil euros no OP de 2019, representando um acréscimo de 5,66%.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, a importância dada ao OP destina-se “a fomentar e a promover de uma cidadania mais ativa, dinâmica e responsável, com cidadãos mais esclarecidos e interventivos, que se envolvam ativamente nos processos de governação local” 

Na sua quarta edição, o projeto apresenta este ano como principal novidade “o facto de se dividir em Orçamento Participativo Rural (OP Geral e OP Jovem) e Orçamento Participativo Urbano (OP Geral e OP Jovem, que abrange territorialmente a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, e Freguesia de Samil), sendo o único OP implementado em Portugal que está desagregado em Rural e Urbano. Uma medida do Executivo Municipal que visa promover a coesão territorial”, salienta a nota de imprensa. 

O Orçamento Participativo Rural possui 140 mil euros. 90 mil euros destinados ao OP Geral e 50 mil euros para o OP Jovem. O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Urbano possui 140 mil euros. 90 mil euros para o OP Geral e 50 mil euros para o OP Jovem. 

Calendário de participação
As Inscrições no Orçamento Participativo decorrem entre 1 de maio e 30 de setembro, no portal da autarquia , sendo que a apresentação de propostas por parte de cidadãos ou grupos de cidadãos tem como prazos os dias que decorrem entre 1 de maio a 30 junho. 

A análise técnica das propostas decorrerá de 1 a 15 de julho e a publicação da lista provisória de projetos e período de reclamações de 15 a 25 de julho. Depois seguir-se-á a votação dos projetos pelos cidadãos de 1 de agosto a 30 de Setembro. A apresentação pública dos projetos vencedores será feita em outubro de 018.

Os números do Orçamento Participativo

Orçamento Participativo 2016: 413 votantes. 503 pessoas registadas. Verba total: 240 mil euros.

Orçamento Participativo 2017: 1.417 votantes. 1.762 pessoas registadas. 19 propostas a votação. Verba total: 265 mil euros. 

Orçamento Participativo 2018: 3.088 votantes, 4.222 pessoas registadas, 16 propostas a votação. Verba total: 265 mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário