Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 12 de maio de 2018

“Jornadas de Reabilitação Fluvial” chegam ao IPB nos dias 25 e 26 de maio

Decorrerá nos próximos dias 25 e 26 de maio, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (ESA-IPB), as II Jornadas de Reabilitação Fluvial, uma iniciativa que pretende contribuir para o reforço do conhecimento ao nível das zonas aquáticas e ribeirinhas do Norte de Portugal.
O programa desta iniciativa constitui-se por um conjunto de comunicações orais acerca de casos de estudo da região e ainda de potenciais financiamentos para a reabilitação fluvial. Será ainda realizada uma visita de estudo com o intuito de mostrar aos estudantes, técnicos e demais interessados obras de reabilitação fluvial na região transmontana. 

“Os ecossistemas aquáticos e ribeirinhos são espaços de grande valor para conservação da natureza e da biodiversidade. Contudo, são ecossistemas sujeitos a diversos impactes negativos, caso da poluição da água, do corte indiscriminado da vegetação ripária, da fragmentação de habitats e mais recentemente do aparecimento de doenças e da proliferação de espécies exóticas”, refere um dos promotores deste evento, Amílcar Teixeira, da ESA-IPB. 

“A importância atual do valor ambiental, social e económico das zonas ribeirinhas é fundamental garantir uma boa gestão dos recursos hídricos e evitar fenómenos de erosão e contaminação, conservando a qualidade paisagística, o bom funcionamento dos ecossistemas e a diversidade de espécies nativas”, sublinha a Amílcar Teixeira, acrescentando que “a reabilitação dos sistemas ribeirinhos constitui um importante passo para alcançar o Bom Estado Ecológico das massas de água, desafio que nos é colocado, no contexto europeu, pela aplicação da Diretiva Quadro da Água (DQA, Diretiva2000/60/CE), transposta para Portugal pela Lei da Água (Lei n.º58/2005, de29 de dezembro, na sua última redação dada pela Lei n.º13/2012, de 22 de Junho)". 

Recentemente foi assinado um protocolo entre os municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Agência Portuguesa do Ambiente de colaboração técnica e científica no âmbito da reabilitação fluvial em contexto de alterações climáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário