O Centro Interpretativo do Cabeço da Mina fica situado em Assares, na área do Vale da Vilariça que integra o Concelho de Vila Flor.
O objectivo deste espaço, inaugurado em 2017, é a divulgação do património natural e cultural da região da Vilariça, tendo como base um importante achado arqueológico ocorrido na década de 1980, no Cabeço da Mina, (Assares), classificado de Interesse Público em 2014. É constituído por um conjunto de estelas antropomórficas atribuídas às primeiras comunidades agro-pastoris que habitaram o vale, há cerca de 4.000 anos, ou seja, por volta de 2.000 a.C..
O simbolismo destas primeiras formas de escultura, evocando a figura humana, permite concluir que os povos locais se incluíam numa rede de relações mais vasta, integrando o universo mental da Europa de então, especialmente da bacia mediterrânica.
Além de se destacar a remota ocupação humana da região, o Centro Interpretativo do Cabeço da Mina começa por inserir o visitante no contexto da geologia de base, na escala dos muitos milhões de anos, até à fase do preenchimento sedimentar da Falha da Vilariça. Salienta-se, igualmente, a sua biodiversidade, tanto a nível de flora como da fauna autóctone, através de painéis fotográficos e primorosas ilustrações, com textos elucidativos.
Um belo documentário complementa e consolida a informação exposta, abordando o arco temporal que vai do Paleolítico Superior até ao final da Idade do Ferro, ou seja, até ao momento em que as legiões romanas dominaram todo este território, inserindo-o no seu vasto império.
Visitas disponíveis de 4.ª a domingo, das 14.30 h às 17.30 h.
Contactos através do correio electrónico: museus@cm-vilaflor.pt ou pelo telefone: 278 510 100
CM de Vila Flor
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário