SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também... (Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
segunda-feira, 18 de junho de 2018
Antigo chefe do Estado Maior das Forças Armadas homenageado em Bragança
O antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Espírito Santo, dá agora nome a uma rua em Bragança, a cidade que o viu nascer em 1936.
O descerramento da placa comemorativa junto à Sé Catedral, que agora designa a rua entre a Rotunda do Bombeiro e a Rua Engenheiro Amaro da Costa, aconteceu ontem sob o olhar de familiares e amigos do general que faleceu em 2014. Segundo palavras do presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, esta foi uma forma de homenagear também "um ilustre pensador e escritor". “Tendo em conta que neste arruamento ainda não havia um topónimo atribuído, foi uma feliz coincidência porque fomos abordados nesse sentido, e esta é uma forma também de podermos homenagear uma pessoa que sendo da nossa terra desempenhou tão altos cargos a nível militar”, sublinhou.
O general Gabriel Augusto Espírito Santo cumpriu 48 anos de serviço em Moçambique e Angola e em 1997 foi empossado chefe do Estado-Maior do Exército e posteriormente, entre Março de 1998 e Agosto de 2000, foi o 15.º Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Portugal. Exerceu funções de comando, de instrução e de ensino. É autor de vários livros como "Da arte da guerra à arte militar". Escrito por Brigantia Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário