Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de junho de 2018

Falecimento do Arquiteto Luís Vassalo Rosa

A Diocese de Bragança-Miranda recebeu com tristeza a notícia do falecimento de Luís Vassalo Rosa, o arquiteto responsável pelo projeto e obra da maior Catedral portuguesa.
Na homenagem pública que os diocesanos lhe prestaram, em 25 de março de 2017, Vassalo Rosa referiu a Catedral como «um corpo vivo que acolhe e se enriquece com os contributos que sinalizam o tempo da sua renovação, segura na memória da sua vida, confiante na modernidade que antecipa o futuro do caminho a percorrer».

Dando graças a Deus pelo dom da sua vida, a Diocese apresenta à sua esposa e família as mais sinceras condolências. Rezamos ao Senhor e fonte da Vida que o acolha no Reino da Luz e da Paz.

Hoje, dia 9 de junho, será celebrada uma Eucaristia em sua memória, às 18h00, na igreja da antiga Sé, em Bragança.

Doação à Diocese
Depois de muitos encontros e desencontros, o projeto de Luís Vassalo Rosa (datado de 1963) ganhou vida com o lançamento da primeira pedra, em 1982, daquela que viria a ser a última Catedral do século XX.

Contente por ver que a sua idealização se ia «construindo e habitando, agora já enriquecida com as obras de Mário Silva, José Rodrigues, Ilda David e em breve, Graça Morais», o arquiteto pediu a D. José Cordeiro que «quando se enuncie a autoria do projeto da Catedral de Bragança, embora eu seja o responsável e rosto da equipa, se não omita o escultor António Alfredo, o eng. Carlos Lima e a paisagista Mª Evira Fonseca como os principais projetistas entre os muitos que participaram na sua concretização».

Acreditando ser possível «desenvolver linhas de investigação, ou promover encontros de reflexão e debate, sempre na perspetiva de um futuro que tem presente o testemunho do passado», Vassalo Rosa ofereceu à Diocese, na pessoa do seu bispo, o espólio de todo o processo do desenho e construção da Catedral.

Diocese Bragança-Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário