No próximo dia 14 de junho, pelas 14h30, a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebe o escritor José Luís Peixoto, no âmbito do programa Somos Douro. José Luís Peixoto vem falar sobre José Saramago e a sua obra “Viagem a Portugal”, em que há uma menção explícita a Torre de Moncorvo.
Os alunos do 10º ano do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo vão associar-se à iniciativa com a formulação de algumas questões ao escritor. “José Luís Peixoto nasceu na aldeia de Galveias, no Alto Alentejo, onde viveu até aos 18 anos, idade em que foi estudar para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Após terminar a sua licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de estudos ingleses e alemães, foi professor em várias escolas portuguesas e na Cidade da Praia, em Cabo Verde. Em 2001, dedicou-se profissionalmente à escrita.
Com apenas 27 anos, José Luís Peixoto foi o mais jovem vencedor de sempre do Prémio Literário José Saramago. Desde esse reconhecimento, a sua obra tem recebido amplo destaque nacional e internacional. Os seus livros estão traduzidos e publicados em 26 idiomas. O romance Galveias foi o primeiro livro de língua portuguesa a ser traduzido diretamente para o idioma georgiano, tendo acontecido o mesmo ao livro A Mãe que Chovia, que foi o primeiro a ser traduzido diretamente do português para o mongol.”
Galardoado com vários prémios, entre eles o Prémio José Saramago, José Luís Peixoto é autor de várias obras: Morreste-me (Prosa, 2000), Nenhum Olhar (Romance, 2000), A Criança em Ruínas (Poesia, 2001), Uma Casa na Escuridão (Romance, 2002), A Casa, a Escuridão (Poesia, 2002), Antídoto (Prosa, 2003), Cemitério de Pianos (Romance, 2006), Cal (Prosa e Teatro, 2007), Gaveta de Papéis (Poesia, 2008), Livro (Romance, 2010), Abraço (Prosa, 2011), A Mãe que Chovia (Infantil, 2012), Dentro do Segredo (Viagens, 2012), Galveias (Romance, 2014), Em Teu Ventre (Novela, 2015), Todos os Escritores do Mundo têm a Cabeça Cheia de Piolhos (Infantil, 2016), Estrangeiras (Teatro, 2016) e O Caminho Imperfeito (Viagens, 2017).
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário