Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Liga dos Combatentes de Macedo de Cavaleiros celebra o 7º aniversário

O Núcleo da Liga dos Combatentes de Macedo de Cavaleiros celebrou ontem sete anos de existência, ocasião esta que o Presidente Nacional da Liga aproveitou para pedir maior apoio e dignidade para os combatentes.
Joaquim Chito Rodrigues avança que cerca de 10% das sedes dos núcleos carecem de algumas valências, e a de Macedo de Cavaleiros é uma delas, explica.

“As sedes dos núcleos têm que ter dignidade, de forma a atraírem antigos combatentes e famílias, para que haja um lugar de convívio, onde seja possível prestar cuidados médicos, ter também um núcleo museológico; ou seja, tem de ser uma lugar com condições mínimas para que seja o local de convergência das pessoas, que esteja localizado um sítio de acesso fácil. Nós temos conhecido isso na maior parte dos núcleos e aqui em Macedo de Cavaleiros apelei que, para além de outros apoios que são fundamentais para esta instituição que é a Liga dos Combatentes, tenham o mínimo de apoios financeiros para realizarem atividades no âmbito do apoio cultural, social, da saúde.”

António Baptista, Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes em Macedo, corrobora e sublinha que, entre outros, faz falta uma sala para promover convívios entre os cerca de 200 sócios.

“Não tem as condições sociais que gostaríamos de que tivesse. Toda a gente ambiciona uma sede que tenha uma sala de convívio. Temos uma sala de reuniões, a secretaria e uma sala de arquivo; no aspeto administrativo temos várias coisas mas não dá para haver convívio com os nossos sócios e combatentes. Vamos tentar arranjar instalações melhores, pode ser que a Câmara esteja do nosso lado e nos facilite.”

Das cerimónias comemorativas fez também parte Pedro Mascarenhas, vice-presidente da autarquia de Macedo, que admitiu ter sido apanhado de surpresa com o pedido que lhe foi dirigido.

“Os apelos e os pedidos de ajuda são sempre bem recebidos. A Câmara Municipal irá procurar uma solução. Não posso afirmar já que vamos fazê-lo até porque não estava à espera que fizessem este apelo na cerimónia. Não sabemos se haverá ou não solução fácil mas estamos recetivos e temos a sensibilidade necessária para acolher esse apelo e ajudar naquilo que esteja ao nosso alcance.”

O 7º aniversário da Liga dos Combatentes ficou também marcado pela recente colocação de uma viatura Chaimite na Praça dos Combatentes, um modelo híbrido, produzido em Portugal e utilizado na Guerra do Ultramar nos anos 70, que há cerca de um ano se encontrava provisoriamente no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário