Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Várias abordagens para debater a paisagem do Douro no XIII edição dos Encontros de Primavera

Picote, Miranda do Douro, recebe desde ontem a XIII edição dos Encontros de Primavera uma oportunidade para se falar de antropologia, cinema, sentidos e paisagem.
Lorenzo Bordonaro, o responsável pela curadoria da iniciativa, explicou que o objectivo é juntar estas várias abordagens para debater a paisagem do Douro. “Sou antropólogo e também artista plástico portanto achei muito interessante intercruzar essas duas disciplinas. É um evento quer abrange várias disciplinas desde as mais ligadas às várias ciências sociais como a antropologia, a sociologia, a geografia, mas que envolvem também um certo número de artistas e performances que têm vindo a trabalhar na região e o propósito é precisamente juntar essas diferentes abordagens”, explicou.

Ao longo destes quatro dias de trabalho, além de apresentações de várias comunicações científicas de investigadores nacionais e estrangeiros, estão também previstas projecções de documentários, observações astronómicas, actividades de leitura da paisagem. “Vamos ter, nas tardes de Sexta e Sábado, duas mesas redondas. Durante as manhãs vamos ter actividades de conhecimento e leitura da paisagem”, disse.

O programa inclui ainda um ciclo de cinema, uma exposição de fotografia e dois artistas visuais em residência em Picote até dia 10 de Junho, que estão a criar obras a partir da paisagem do Douro. O objectivo é discutir o território num formato mais livre.

Os Encontros de Primavera de Picote são uma organização conjunta da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da FRAUGA – a associação de desenvolvimento integrado de Picote.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário