Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CIM-TTM vai apoiar estudo de mercados para onde as carnes DOP possam ser exportadas

Com o objectivo de criar uma plataforma que pudesse dar resposta à necessidade de escoamento da carne de pequenas produções, apoiando a valorização das raças autóctones, surgiu, a convite da CAP (a Confederação de Agricultores Portugueses), a Associação Carnes de Montanha.
A iniciativa vai iniciar com dez raças de ovinos, caprinos, bovinos e suínos. Pretende-se centralizar a carne num local de desmanche e comercialização mas será necessário, antes disso, o estudo de mercado para o qual já foi feito um concurso público com o apoio da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, segundo explica o presidente desta CIM, Artur Nunes. “Foi um pedido de apoio para estudar os mercados para onde as carne possam ser exportadas. Aquilo que vamos fazer é este estudo e apoiar para que depois a associação possa encontrar os mercados adequados para os produtos DOP”.

O estudo financiado pela CIM tem como objectivo criar uma base de trabalho para que os produtores tenham um mercado efectivo e se saiba para onde se pode exportar. “Pretende-se ter uma base de trabalho para que, no futuro, na exploração de mercados os produtores tenham um mercado efectivo para não haver perda de tempo e desperdício de dinheiro, para que se saiba para onde se exportar e os mercados onde há maior procura destes produtos DOP”.

O projecto pretende agregar os produtores das raças certificadas, que na maior parte das vezes são empresas demasiado pequenas para chegar ao mercado além do território de Trás-os-Montes e chegar aos mercados certos. A plataforma vai assumir a forma de uma cooperativa e conta já com algumas associações dos distritos de Bragança e Vila Real, que representam os pequenos produtores como o cordeiro galego mirandês, galego bragançano e churro da terra quente, a badana, a terrincha ou ainda a cabra serrana, a cabra preta de Montesinho e o porco bísaro. Os bovinos também estarão representados através da raça maronesa.

Escrito por Brigantia
Foto: flickr.com
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário